metropoles.com

Starmer diz a Lula que apoia Brasil no Conselho de Segurança da ONU

Primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, teve encontro bilateral nesta quarta com o presidente Lula

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Ricardo Stuckert/PR
Keir Starmer e Lula
1 de 1 Keir Starmer e Lula - Foto: Ricardo Stuckert/PR

Nova York — Em encontro bilateral na manhã desta quarta-feira (25/9), o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, discutiram a reforma dos organismos internacionais. O Metrópoles apurou que Starmer disse a Lula que apoia a inclusão do Brasil no Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Em seu discurso na abertura da 79ª Assembleia Geral, na terça (24/9), Lula saiu em defesa de representação da África e da América Latina, países do chamado Sul Global, no Conselho de Segurança da ONU.

Mais cedo, em reunião ministerial do G20 realizado às margens da ONU, Lula defendeu revisar a Carta da organização forma de remodelar o organismo multilateral.

“Na sua atual configuração, o Conselho de Segurança tem se mostrado incapaz de resolver conflitos, e menos ainda de preveni-los… Com mais representatividade, em especial da África e América Latina e Caribe, teremos mais chance de superar a polarização que paralisa o órgão”, disse Lula na reunião desta quarta-feira.

Outros assuntos

As duas autoridades discutiram o cenário político internacional, a transição energética e as prioridades brasileiras à frente do G20, cuja presidência termina no final de 2024. O Rio de Janeiro vai receber a Cúpula de Líderes nos dias 18 e 19 de novembro.

Segundo o Palácio do Planalto, a “grave situação” do Oriente Médio e a defesa de um cessar-fogo lá e no conflito entre Ucrânia e Rússia também foram discutidas.

O presidente Lula fez um convite a Starmer para visita oficial ao Brasil no próximo ano, incluindo uma agenda empresarial e de cooperação de sindicalistas por avanços trabalhistas. Há 12 anos o país não recebe visita de um primeiro-ministro do Reino Unido e, segundo o governo brasileiro, o ano de 2025 é simbólico por marcar os 200 anos de relações diplomáticas entre os dois lados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?