metropoles.com

Brigada com o Brasil, Venezuela quer “boas relações” com EUA sob Trump

Caracas rompeu relações com Washington em 2019, após a Casa Branca reconhecer o líder opositor Juan Guaidó como “presidente interino”

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Imagem colorida, Nicolás Maduro e Donald Trump - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida, Nicolás Maduro e Donald Trump - Metrópoles - Foto: null

O governo da Venezuela, que cortou relações diplomáticas com os Estados Unidos durante o primeiro mandato de Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (6/11) sua disposição em “estabelecer boas relações” com Washington após o retorno do bilionário à Casa Branca. A declaração foi feita pelo chanceler Yván Gil em comunicado oficial.

“A Venezuela sempre está disposta a estabelecer boas relações com os governos americanos, enquadradas no espírito de diálogo, respeito e sensatez”, informou Gil, que parabenizou Trump após sua vitória nas eleições.

O governo de Nicolás Maduro “felicita o povo dos Estados Unidos da América pelas eleições presidenciais” e “o Presidente eleito, Donald J. Trump, pela sua vitória nesse processo”, acrescentou.

Caracas rompeu relações com Washington em 2019, depois que a Casa Branca reconheceu o líder opositor Juan Guaidó como “presidente interino” e as eleições venezuelanas foram boicotadas no ano anterior pela oposição, que alegou falta de condições para um pleito transparente.

A declaração do governo venezuelano publicada nesta quarta não menciona expressamente as sanções promovidas por Trump, mas apela ao “reconhecimento da soberania e autodeterminação dos povos”.

“O povo da Venezuela compartilha laços históricos com o povo dos Estados Unidos, com o qual aspiramos seguir um caminho de paz e justiça social, onde não haja espaço para a guerra, a exclusão, a discriminação, e onde a cooperação e o respeito mútuo entre as nações sejam a bandeira das relações internacionais”, afirma o documento.

Na segunda-feira, Maduro havia dito que o vencedor das eleições nos EUA, fosse quem fosse, teria que “falar, dialogar e se entender” com seu governo.

Veja o comunicado:

Imagem colorida, comunicado oficial do governo venezuelano - Metrópoles
Comunicado oficial do Governo da Venezuela.

“A República Bolivariana da Venezuela parabeniza o povo dos Estados Unidos da América pelas eleições presidenciais realizadas em 5 de novembro de 2024, e o presidente eleito Donald J. Trump por sua vitória nesse processo.

A Venezuela sempre estará disposta a estabelecer boas relações com os governos dos EUA, pautadas num espírito de diálogo, respeito e razoabilidade.

O reconhecimento da soberania e da autodeterminação dos povos são fundamentais para a construção de um mundo novo, onde prevaleça o equilíbrio entre as nações livres.

O povo da Venezuela compartilha laços históricos com o povo dos Estados Unidos, com quem aspiramos trilhar um caminho de paz e justiça social, onde não haja espaço para guerra, exclusão, discriminação e onde a cooperação e o respeito mútuo entre as nações sejam o padrão das relações internacionais.

No espírito do Libertador Simón Bolívar, a Venezuela ratifica sua diplomacia de paz e diálogo.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?