metropoles.com

Brexit: UE discute adiamento de prazo pedido por Boris Johnson

No sábado a noite, primeiro-ministro britânico foi convencido a escrever carta pedindo adiamento do prazo mesmo após acordo firmado em Bruxelas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
iStock
Imagem colorida de bandeiras azuis com estrelas amarelas da União Europeia, dispostas uma ao lado da outra, tremulando, com um prédio ao fundo - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de bandeiras azuis com estrelas amarelas da União Europeia, dispostas uma ao lado da outra, tremulando, com um prédio ao fundo - Metrópoles - Foto: iStock

Líderes dos 27 países-membros da União Europeia se reuniram na manhã deste domingo (20/10/2019) para discutir a saída do Reino Unido do bloco. Nesse sábado (19/10/2019), o país pediu um novo adiamento do prazo do Brexit, após uma derrota de Boris Johnson. Embora o primeiro-ministro britânico recusasse o adiamento, foi convencido a escrever uma carta à UE solicitando o adiamento. Dois dias antes, em Bruxelas, o Reino Unido já havia desenhado um acordo para a saída do bloco.

Durante a reunião deste domingo, que durou cerca de quinze minutos, os líderes defenderam a ratificação do acordo concluído nesta semana entre Londres e Bruxelas. A ratificação pelo Parlamento Europeu pode ocorrer nesta semana em sessão plenária em Estrasburgo.

Os deputados britânicos aprovaram em setembro uma lei chamada Benn Act obrigando Johnson a pedir um novo adiamento caso o acordo não fosse aprovado. Apesar da ameaça de prisão que consta na lei, Johnson insistia que preferia a morte a pedir um novo adiamento do Brexit.

O legislador britânico Oliver Letwin acredita que o primeiro-ministro Boris Johnson provavelmente conseguirá acordo sobre o Brexit por cima do limite. A declaração de Letwin foi dada neste domingo.

Letwin, que frustrou os planos de Johnson de aprovar um acordo no sábado, propondo uma emenda que retinha a aprovação do acordo até que a legislação formal de ratificação fosse aprovada, disse que não proporia mais emendas. “Não haverá mais alterações de Oliver Letwin na próxima semana, porque não precisa, estou apoiando o projeto”, disse à BBC.

Ele foi expulso do partido conservador de Johnson por suas tentativas de bloquear uma saída sem acordo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?