Brasileiros na Flórida aguardam furacão Milton: “Ninguém sai de casa”
O furacão pode chegar à Flórida com a categoria 5 nesta quarta-feira (9/10) à noite
atualizado
Compartilhar notícia
O furacão Milton está avançando em direção à Baía de Tampa, na Flórida, Estados Unidos, e, no momento, se encontra na categoria 4. Segundo os meteorologistas, o furacão pode chegar à Flórida com a categoria 5 nesta quarta-feira (9/10) à noite. O Metrópoles entrevistou brasileiros que moram no estado e estão se preparando para a chegada das tempestades.
O furacão é a última tempestade a se formar no Golfo do México e passará pela Flórida antes de seguir em direção ao Atlântico nesta quinta-feira (9/10).
A dentista Simone Silverio mora há 9 meses em Kissimmee, região próxima a Orlando. Minutos antes da entrevista, ela recebeu pelo celular um toque de recolher que informava a população sobre não sair de casa a partir das 20h desta quarta-feira (9/10) até 10h da manhã de quinta-feira (10/10).
“Ninguém pode sair de casa, nesse período de recolhimento e quem mora em trailers, o que é muito comum por aqui, precisar se encaminhar para os abrigos. Todas as escolas dos condados viraram abrigos. Eles providenciam a cama e você tem que levar só coisas de uso pessoal, como água, snacks e edredom. Quem não se sente seguro pode optar por ficar nessas escolas”, explica a brasileira.
Simone explica que, apesar da tensão que o momento traz, o governo local tem prestado um bom serviço de orientação e tranquilizado a população.
“O governo local tem sido bem ativo, recebemos mensagens com orientações importantes, houve uma baixa no preço da gasolina para que quem quisesse ir para o norte tivesse o tanque cheio. Também distribuíram sacos de areia para que moradores de locais que alagam pudessem usar nas portas e sacadas para diminuir os danos”, explica a dentista.
Raphael Port, bombeiro e paramédico em Orlando, presta serviços na Disney e explica que a Flórida já tem experiência em lidar com esses fenômenos da natureza. Ele afirma que o governo trabalha para tomar medidas de precaução para atender a população da melhor forma possível. Os parques da Disney fecharam nesta quarta.
“Há alguns dias as autoridades têm monitorado e acompanhado o furacão em algumas cidades no litoral, como na região de Tampa, que fica no Golfo do México. No momento, nós estamos com pouca chuva em Orlando e a previsão é que o furacão chegue durante essa madrugada. Eu e vários profissionais estamos de plantão hoje e amanhã para conseguir auxiliar a população da melhor forma possível.”
Para o bombeiro e paramédico, a maior preocupação é com as pessoas que não têm meios de se cuidar adequadamente.
“Nem todos possuem material ou entendimento suficiente para ter cuidado próprio. Esse é o nosso receio e se torna também o nosso papel, que é estar aqui para ajudar a comunidade e prestar o serviço que for necessário. Esperamos muito que o furacão perca a força durante o trajeto até chegar aqui e que diminua de categoria.”