metropoles.com

Brasileiros na Flórida aguardam furacão Milton: “Ninguém sai de casa”

O furacão pode chegar à Flórida com a categoria 5 nesta quarta-feira (9/10) à noite

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arte Metrópoles
Imagem colorida de arte sobre furacão Milton-Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de arte sobre furacão Milton-Metrópoles - Foto: Arte Metrópoles

O furacão Milton está avançando em direção à Baía de Tampa, na Flórida, Estados Unidos, e, no momento, se encontra na categoria 4. Segundo os meteorologistas, o furacão pode chegar à Flórida com a categoria 5 nesta quarta-feira (9/10) à noite. O Metrópoles entrevistou brasileiros que moram no estado e estão se preparando para a chegada das tempestades.

O furacão é a última tempestade a se formar no Golfo do México e passará pela Flórida antes de seguir em direção ao Atlântico nesta quinta-feira (9/10).

A dentista Simone Silverio mora há 9 meses em Kissimmee, região próxima a Orlando. Minutos antes da entrevista, ela recebeu pelo celular um toque de recolher que informava a população sobre não sair de casa a partir das 20h desta quarta-feira (9/10) até 10h da manhã de quinta-feira (10/10).

“Ninguém pode sair de casa, nesse período de recolhimento e quem mora em trailers, o que é muito comum por aqui, precisar se encaminhar para os abrigos. Todas as escolas dos condados viraram abrigos. Eles providenciam a cama e você tem que levar só coisas de uso pessoal, como água, snacks e edredom. Quem não se sente seguro pode optar por ficar nessas escolas”, explica a brasileira.

Simone explica que, apesar da tensão que o momento traz, o governo local tem prestado um bom serviço de orientação e tranquilizado a população.

“O governo local tem sido bem ativo, recebemos mensagens com orientações importantes, houve uma baixa no preço da gasolina para que quem quisesse ir para o norte tivesse o tanque cheio. Também distribuíram sacos de areia para que moradores de locais que alagam pudessem usar nas portas e sacadas para diminuir os danos”, explica a dentista.

3 imagens
Notificação de segurança
Raphael Port é bombeiro e Paramédico
1 de 3

Simone mora há 9 meses em Orlando

Arquivo Pessoal
2 de 3

Notificação de segurança

Arquivo Pessoal
3 de 3

Raphael Port é bombeiro e Paramédico

Raphael Port, bombeiro e paramédico em Orlando, presta serviços na Disney e explica que a Flórida já tem experiência em lidar com esses fenômenos da natureza. Ele afirma que o governo trabalha para tomar medidas de precaução para atender a população da melhor forma possível. Os parques da Disney fecharam nesta quarta.

“Há alguns dias as autoridades têm monitorado e acompanhado o furacão em algumas cidades no litoral, como na região de Tampa, que fica no Golfo do México. No momento, nós estamos com pouca chuva em Orlando e a previsão é que o furacão chegue durante essa madrugada. Eu e vários profissionais estamos de plantão hoje e amanhã para conseguir auxiliar a população da melhor forma possível.”

Para o bombeiro e paramédico, a maior preocupação é com as pessoas que não têm meios de se cuidar adequadamente.

“Nem todos possuem material ou entendimento suficiente para ter cuidado próprio. Esse é o nosso receio e se torna também o nosso papel, que é estar aqui para ajudar a comunidade e prestar o serviço que for necessário. Esperamos muito que o furacão perca a força durante o trajeto até chegar aqui e que diminua de categoria.”

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?