metropoles.com

Brasileiros fora da lista para sair de Gaza: “Terror” e “preocupação”

Há uma grande expectativa para quando os brasileiros sairão da Faixa de Gaza, mas ainda não há um prazo determinado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Majdi Fathi/NurPhoto via Getty Images
Imagem colorida mostra Palestinos, alguns com passaportes estrangeiros, que esperam cruzar para o Egito na passagem de Rafah, no sul da Faixa de Gaza brasileiros - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra Palestinos, alguns com passaportes estrangeiros, que esperam cruzar para o Egito na passagem de Rafah, no sul da Faixa de Gaza brasileiros - Metrópoles - Foto: Majdi Fathi/NurPhoto via Getty Images

A fronteira entre o Egito e a Faixa de Gaza foi aberta nesta quarta-feira (1°/11) para diversos estrangeiros, em uma lista que soma 480 nomes. Os brasileiros, contudo, não estão nela e isso tem causado desespero e frustração entre essas pessoas do grupo.

O corredor humanitário permitia a passagem de ajuda material desde o sábado (21/10). A passagem de 81 civis palestinos feridos também foi permitida.

5 imagens
Embaixador afirma que as condições dos brasileiros na Faixa de Gaza são muito ruins
Fogão improvisado por brasileiros em Gaza
Brasileiros na Faixa de Gaza
Escola na Faixa de Gaza abriga brasileiros
1 de 5

Brasileiros fazem fogão improvisado na Faixa de Gaza antes de serem resgatados

Divulgação Escritório de Representação em Ramalah/Divulgação
2 de 5

Embaixador afirma que as condições dos brasileiros na Faixa de Gaza são muito ruins

Divulgação Escritório de Representação em Ramalah/Divulgação
3 de 5

Fogão improvisado por brasileiros em Gaza

Divulgação Escritório de Representação em Ramalah/Divulgação
4 de 5

Brasileiros na Faixa de Gaza

Reprodução
5 de 5

Escola na Faixa de Gaza abriga brasileiros

Reprodução

A expectativa, no entanto, é de que hajam outras listas que permitam a passagem de estrangeiros, de acordo com informações do embaixador do Brasil na Palestina, Alessandro Candeas.

O presidente do Fórum Palestino no Brasil, Mohamad Kadri, afirmou ao Metrópoles que vê com preocupação a ausência do nome dos brasileiros na lista de estrangeiros que podem cruzar a fronteira do Egito com Gaza. “Israel não quer dar o aval para facilitar a saída dos brasileiros na Palestina”, afirmou. “O Brasil, ontem, lamentou a não permissão de se abrir um corredor humanitário, que era o mínimo que deveria ser feito, mas Israel não permitiu”, completou.

O Metrópoles entrou em contato com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), o Itamaraty, que não vê a situação como forma de “retaliação diplomática” por quaisquer governos na região. Contudo, há a constatação de um alto número de estrangeiros tentando cruzar a fronteira e a expectativa é que isso possa tornar o processo de saída da região um pouco mais lento.

Fontes do MRE afirmaram que há um esforço para que esses brasileiros na Faixa de Gaza sejam contemplados, em breve, com a saída – contudo, não há perspectiva de que sua passagem seja liberada nesta quarta-feira (1º/11). É válido ressaltar que o cenário no Oriente Médio tem mudado com rapidez, e que quaisquer atualizações podem ser feitas a qualquer momento.

Brasileiros com dificuldade para se comunicar

“Eu acredito que o governo federal não está fazendo o esforço para retirar os brasileiros daqui”, afirmou Hasan Habbee, um dos brasileiros na região, em entrevista ao G1. Habbee utiliza um chip brasileiro para conseguir se comunicar na região, e acredita que, se não conseguirem cruzar a fronteira nesta quarta-feira (1º/11), a perspectiva seja de que continuem na região.

Ele lembra que a fronteira já está aberta para algumas nacionalidades, mas não para os brasileiros. “Se não viajarmos hoje, infelizmente vamos ficar aqui. Terror. A fronteira está aberta e não temos notificação nenhuma para viajar hoje. Tem uma lista já publicada, mas não há brasileiros, é um terror”, afirmou Habbee.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?