metropoles.com

Brasileiro furta moeda de Museu Britânico e a troca por réplica

Artista chegou a raspar a barba, para não ser reconhecido ao trocar a moeda, e diz que não violou nenhuma lei do museu

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Redes sociais
Moeda de prata cunhada em 1645
1 de 1 Moeda de prata cunhada em 1645 - Foto: Reprodução/Redes sociais

O artista plástico Ilê Sartuzi furtou discretamente uma moeda de prata cunhada no ano de 1645, época da Guerra Civil Inglesa, e a trocou por uma réplica, no Museu Britânico, em Londres. Ele colocou o item original na caixa de doações da instituição. O brasileiro havia planejado a ação há mais de um ano.

De acordo com o artista, o furto teve como objetivo “abrir uma discussão sobre roubo e pilhagem”. Ele afirma que não violou nenhuma lei ou política do museu. “A obra abre uma discussão sobre roubo e pilhagem, tanto em um contexto histórico quanto de uma perspectiva neocolonial dentro das instituições culturais contemporâneas”, comentou o jovem.

Ilê filmou o ato e pretende incluir a filmagem de sete minutos na exposição de sua própria tese, “Sleight of Hand” (prestidigitação, em português), que será exibida até esta terça-feira (16/7), de acordo com o jornal O Globo.

Um porta-voz do Museu Britânico informou que é “um ato decepcionante e derivativo, que abusa de um serviço liderado por voluntários destinado a dar aos visitantes a oportunidade de manusear itens reais e se envolver com a história”. O museu irá acionar a polícia.

Ilê Sartuzi é formado pela Universidade de São Paulo (USP) e atualmente realiza uma pesquisa no programa de mestrado em belas artes da Goldsmiths, Universidade de Londres, com o objetivo de destacar a autorreflexão entre artistas em evolução.

O artista chegou a raspar a barba para não ser reconhecido ao trocar a moeda. O objeto, que pertence à coleção da instituição e é utilizado para fins educacionais, estava disponível para análise e toque pelos visitantes, com supervisão.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?