Brasileiro de 22 anos vende e autografa livro para presidente português
Criado em Diadema (SP), Alexandre Ribeiro conseguiu chamar a atenção de Marcelo Rebelo de Sousa, durante feira em Porto
atualizado
Compartilhar notícia
Um jovem escritor ganhou notoriedade no Brasil e em Portugal graças a uma cena inusitada: Alexandre Ribeiro, 22 anos, expunha a obra Reservado na Feira do Livro em Porto quando avistou o presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, e conseguiu a atenção da autoridade. O escritor acabou vendendo uma cópia autografada do próprio livro ao presidente.
Nascido em Diadema, o rapaz vive na Alemanha graças a uma bolsa de trabalho social voluntário. Ao portal G1, ele contou que avistou o presidente de longe, cercado de seguranças, e chamou: “Professor Marcelo!”. Quando o presidente se voltou para ele, as pessoas abriram caminho para o encontro.
“Então, eu perguntei se podia apresentar a minha obra para ele. Ele me olhou e perguntou: ‘Tão novo assim já é escritor?’”, contou o rapaz. “Enquanto eu falava que era a história de um menino comum, com teor social, ele me interrompeu, de uma maneira respeitosa, pegou o livro da minha mão, disse que iria comprar um e pediu que autografasse”, lembrou. O presidente ainda pediu a Alexandre que anotasse ali seu número de celular, para contato futuro.
Alexandre cresceu na periferia da grande São Paulo, na Favela da Torre, no Jardim Canhema, em Diadema. O jovem perdeu o pai aos 11 anos, vítima de H1N1, depois de 12 horas de espera no pronto-socorro da cidade. Sem chão, o menino passou um tempo desmotivado com os estudos e a leitura: o pai havia lhe dado alguns livros bíblicos, e o obrigava a ler antes de dormir.
O contato com a leitura foi retomado durante o ensino médio. “Foi aí que veio a memória afetiva do meu pai. Lia muita coisa nessa época: Guia do mochileiro das galáxias, do Douglas Adams, Mundo de Sofia, Arthur Schopenhauer. A leitura abre os olhos para a literatura que você carrega em você”, contou o rapaz.
Alexandre escreve poemas desde os 10 anos e, aos 19, lançou o livro de poesias Inflorescência. Dois meses depois, viu o anúncio da bolsa de trabalho social voluntário e decidiu aprender sozinho o básico de alemão. “Aprender o básico não vai ser tão difícil para quem conseguiu vencer a pobreza, vencer a violência”, argumentou. Depois de treinar, conseguiu sustentar meia hora de conversa com a selecionadora alemã e conseguiu o benefício.
O projeto de seu primeiro romance, Reservado, foi selecionado pelo Programa de Ação Cultural do governo de São Paulo (o Proac). Alexandre trabalhava 12 horas por dia escrevendo a história de João Victor, um garoto tímido da periferia, que sonhava em andar em um ônibus reservado.
O presidente português é conhecido por ser acessível, circular entre os populares e cultivar hábitos simples. Recentemente, ele salvou duas jovens que se afogavam no mar da região de Algarve.
O Presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Souza, arriscou a própria vida para salvar duas jovens que se afogavam no mar, no último sábado (15/8). O caso ocorreu na Praia de Alvor, na região do Algarve. pic.twitter.com/aF0JnqBarS
— Metrópoles (de 🏠) (@Metropoles) August 17, 2020