metropoles.com

Brasileiro de 22 anos vende e autografa livro para presidente português

Criado em Diadema (SP), Alexandre Ribeiro conseguiu chamar a atenção de Marcelo Rebelo de Sousa, durante feira em Porto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Instagram/Reprodução
Alexandre Ribeiro, autor brasileiro que vendeu livro autografado ao presidente português
1 de 1 Alexandre Ribeiro, autor brasileiro que vendeu livro autografado ao presidente português - Foto: Instagram/Reprodução

Um jovem escritor ganhou notoriedade no Brasil e em Portugal graças a uma cena inusitada: Alexandre Ribeiro, 22 anos, expunha a obra Reservado na Feira do Livro em Porto quando avistou o presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, e conseguiu a atenção da autoridade. O escritor acabou vendendo uma cópia autografada do próprio livro ao presidente.

Nascido em Diadema, o rapaz vive na Alemanha graças a uma bolsa de trabalho social voluntário. Ao portal G1, ele contou que avistou o presidente de longe, cercado de seguranças, e chamou: “Professor Marcelo!”. Quando o presidente se voltou para ele, as pessoas abriram caminho para o encontro.

“Então, eu perguntei se podia apresentar a minha obra para ele. Ele me olhou e perguntou: ‘Tão novo assim já é escritor?’”, contou o rapaz. “Enquanto eu falava que era a história de um menino comum, com teor social, ele me interrompeu, de uma maneira respeitosa, pegou o livro da minha mão, disse que iria comprar um e pediu que autografasse”, lembrou. O presidente ainda pediu a Alexandre que anotasse ali seu número de celular, para contato futuro.

2 imagens
O presidente de Portugal viu o momento em que duas jovens caíram de uma canoa
1 de 2

Presidente salvou duas jovens recentemente

2 de 2

O presidente de Portugal viu o momento em que duas jovens caíram de uma canoa

Alexandre cresceu na periferia da grande São Paulo, na Favela da Torre, no Jardim Canhema, em Diadema. O jovem perdeu o pai aos 11 anos, vítima de H1N1, depois de 12 horas de espera no pronto-socorro da cidade. Sem chão, o menino passou um tempo desmotivado com os estudos e a leitura: o pai havia lhe dado alguns livros bíblicos, e o obrigava a ler antes de dormir.

O contato com a leitura foi retomado durante o ensino médio. “Foi aí que veio a memória afetiva do meu pai. Lia muita coisa nessa época: Guia do mochileiro das galáxias, do Douglas Adams, Mundo de Sofia, Arthur Schopenhauer. A leitura abre os olhos para a literatura que você carrega em você”, contou o rapaz.

Alexandre escreve poemas desde os 10 anos e, aos 19, lançou o livro de poesias Inflorescência. Dois meses depois, viu o anúncio da bolsa de trabalho social voluntário e decidiu aprender sozinho o básico de alemão. “Aprender o básico não vai ser tão difícil para quem conseguiu vencer a pobreza, vencer a violência”, argumentou. Depois de treinar, conseguiu sustentar meia hora de conversa com a selecionadora alemã e conseguiu o benefício.

O projeto de seu primeiro romance, Reservado, foi selecionado pelo Programa de Ação Cultural do governo de São Paulo (o Proac). Alexandre trabalhava 12 horas por dia escrevendo a história de João Victor, um garoto tímido da periferia, que sonhava em andar em um ônibus reservado.

O presidente português é conhecido por ser acessível, circular entre os populares e cultivar hábitos simples. Recentemente, ele salvou duas jovens que se afogavam no mar da região de Algarve.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?