metropoles.com

Brasileira tem Airbnb invadido na França e sofre tentativa de estupro

A brasileira Marcela Carvalho estava no apartamento com uma amiga quando sete homens armados invadiram o imóvel

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes sociais
Imagem colorida, mulher chorando - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida, mulher chorando - Metrópoles - Foto: Reprodução/Redes sociais

A influenciadora brasileira Marcela Carvalho, 25 anos, revelou que foi vítima de um assalto violento e uma tentativa de estupro no apartamento que alugou em Paris, capital da França. O crime ocorreu em 16 de novembro, mas só foi divulgado por ela nesse domingo (1º/12).

Segundo Marcela, o apartamento foi alugado por meio da plataforma Airbnb, onde ela estava hospedada com duas amigas. No momento do crime, apenas ela e uma das amigas estavam no local.

Marcela contou que a invasão ocorreu no último dia da viagem. A amiga que estava fora havia enviado uma mensagem avisando que retornaria em cerca de 10 minutos. Logo depois, a campainha tocou, e as vítimas deduziram que seria a conhecida chegando.

“Ela [uma das mulheres] foi recebida com socos. Eram sete homens armados falando francês e gritando muito. A gente não entendia o que eles falavam”, relatou Marcela em vídeo publicado em suas redes sociais.

Os criminosos pegaram Marcela e a amiga pelo cabelo e as levaram para o quarto, onde ambas foram agredidas. Durante o ataque, a influenciadora teve a calça rasgada e foi atingida na cabeça com uma arma. Os assaltantes fugiram logo após a amiga que estava retornando tocar a campainha repetidamente.

Entre os itens roubados, havia celulares, compras de lojas de grife, o passaporte de uma das vítimas, cartões de crédito e cerca de 900 euros (R$ 5,7 mil).

 

Críticas às autoridades e ao Airbnb

Após o ocorrido, as jovens buscaram ajuda na estação de metrô mais próxima e foram levadas para uma delegacia, onde passaram a noite relatando o caso. De acordo com Marcela, os policiais franceses fizeram várias perguntas que as deixaram desconfortáveis, como por que estavam sozinhas e o que faziam em Paris.

“Muitas perguntas sobre por que estávamos sozinhas, o que estávamos fazendo lá, com o que a gente trabalhava”, lamentou a influenciadora.

Ela também criticou o tratamento recebido no Consulado brasileiro em Paris. Segundo Marcela, foi preciso muita insistência para que fosse autorizada a escrever uma carta relatando o ocorrido, já que estava sem acesso a telefones.

“Após muita insistência, me permitiram fazer uma carta de próprio punho contando o que aconteceu, porque eu não tinha acesso a telefones para enviar o email”, explicou.

Sobre a postura do Airbnb, Marcela relatou que a plataforma cancelou a reserva por “motivos de segurança” e, três dias após o crime, ofereceu três diárias em um hotel como medida paliativa. Ela também informou que não conseguiu acionar o seguro-viagem da Real Seguro Viagem, que expirou no dia seguinte ao crime.

Após buscar auxílio brasileiro na França, Marcela decidiu retornar ao Brasil. Com o apoio da equipe do Consulado, que disponibilizou um telefone, ela conseguiu entrar em contato com a família. Outros brasileiros que presenciaram a busca por ajuda também se solidarizaram, contribuindo para que ela mantivesse comunicação com os parentes.

No último domingo, a mineira desembarcou no Brasil e retomou as atividades no estúdio de maquiagem que administra.

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) afirmou que o caso foi acompanhando e que as brasileiras receberam assistência consular. O órgão não esclareceu a denúncia das vítimas.

A plataforma Airbnb informou que o valor da hospedagem foi reembolsado integralmente e que a vítima está sendo auxiliada.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?