Brasileira mostra frustração em Gaza: “Ninguém conseguiu sair”
A brasileira Shahed al-Banna, de 18 anos, gravou vídeos mostrando a situação das pessoas na fronteira de Rafah, no sul da Faixa de Gaza
atualizado
Compartilhar notícia
Em mais um relato sobre a situação na fronteira de Rafah, no sul da Faixa de Gaza, a brasileira Shahed al-Banna, de 18 anos, gravou um vídeo, nessa quarta-feira (8/11), onde afirma que mesmo as pessoas com nome na lista para deixar a região foram impedidas de sair.
“A maioria são estrangeiros, mesmo assim ninguém conseguiu sair hoje [quarta-feira (8/11)]. Eles mandaram todos de volta. Dizem que era para enviar as ambulâncias primeiro, mas nenhuma conseguiu sair”, relatou a jovem, uma dos 34 brasileiros que esperam autorização para deixar a área de conflito.
Veja a situação na fronteira de Rafah:
“Esperança”, diz brasileira sobre deixar Gaza
Shahed al-Banna faz parte de um grupo que tenta conseguir autorização para viajar para o Brasil. Até o momento, nenhum cidadão brasileiro conseguiu sair de Gaza, apesar dos esforços do Itamaraty. Mesmo com nenhuma notícia sobre a data da liberação do grupo, ela afirma que o sentimento entre eles é de “esperança” para conseguir deixar a região nesta quinta (9/11).
Conforme relatou o Blog do Noblat, no Metrópoles, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia que a demora na liberação dos brasileiros pode significar uma retaliação de Israel para com o Brasil. O motivo seria a atuação do país à frente do Conselho de Segurança da ONU.
A região de Rafah é a única via para a saída de palestinos e estrangeiros do território que continua sob ataque de Israel, que, dias após o estopim do conflito com o grupo extremista Hamas, em 7 de outubro, anunciou um “cerco total” à Faixa de Gaza.