Brasil poderá trazer de volta crianças separadas dos pais nos EUA
Temer informou sobre a possibilidade após encontro com vice-presidente norte-americano. Familiares terão que autorizar viagem
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Michel Temer afirmou nesta terça-feira (26/6) que o governo está à disposição das famílias brasileiras separadas nos Estados Unidos, para buscar as crianças querendo voltar ao Brasil.
“É uma questão sensível. Pedi a atenção para assegurar a rápida reunião das famílias. Agradeço a disposição para trabalharmos juntos em busca de uma solução. O governo está pronto para trabalhar no transporte dessas crianças, naturalmente, se as famílias quiserem”, afirmou Temer ao chegar para o almoço com o vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence.
Temer se reuniu com o americano por cerca de uma hora no Palácio do Planalto. Agora, eles participam de um encontro de trabalho com autoridades brasileiras e a comitiva norte-americana, no Itamaraty.O embaixador brasileiro nos Estados Unidos, Sérgio Silva do Amaral,informou que Temer colocou à disposição uma equipe brasileira para fazer o contato com as famílias. Levantamento do Palácio do Itamaraty aponta que pelo menos 51 menores estão sob a tutela do Estado americano.
Amaral disse também que o retorno das crianças ao país de origem não depende só do apoio brasileiro. “Precisa saber se os pais dessas crianças querem que elas voltem, aí já entra em uma questão migratória e diplomática”, explicou.
Ao final do encontro, Pence mandou um recado para os países latinos, principalmente os da América Central, para que as populações dessas nações não imigrem ilegalmente para os Estados Unidos. “Vocês são nossos vizinhos, queremos que vocês floresçam. Não arrisquem suas vidas entrando nos Estados Unidos com traficantes. Se alguém diz que pode levar os filhos, não entreguem seus filhos a falsas promessas”, disse.
Nesta quarta (27/6), Pence viajará para o Amazonas, onde se reunirá com imigrantes venezuelanos. Após a visita ao Brasil, ele seguirá para o Equador.