metropoles.com

Brasil não romperá com Israel: “Só leva ao acirramento”, diz chanceler

Após críticas de Lula à ação em Gaza, o ministro Mauro Vieira assegurou que o governo não considera romper relações com Israel

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Alex Ferro/G20
Mauro Vieira
1 de 1 Mauro Vieira - Foto: Alex Ferro/G20

Em meio à escalada do conflito no Oriente Médio, o ministro das Relações Exteriores do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Mauro Vieira, garantiu que o Brasil não vai romper relações com Israel. Na avaliação do chanceler, a medida levaria ao “acirramento da situação”.

“Não está em consideração romper relações. Romper relações não leva a nada, só leva ao acirramento da situação, pode levar a conflitos maiores na região”, disse o ministro em entrevista a jornalistas após a reunião da cúpula dos Brics, na Rússia.

Em discurso no encontro de líderes, nesta quarta-feira (23/10), o presidente Lula citou os conflitos no Oriente Médio e no Leste Europeu e chamou a ação de Israel em Gaza de “insensatez”.

“Como disse o presidente [da Turquia] Erdogan na Assembleia Geral da ONU, Gaza se tornou o maior cemitério de crianças e mulheres do mundo. Essa insensatez agora se alastra para a Cisjordânia e para o Líbano”, criticou o titular do Planalto.

Venezuela no Brics

Na conversa com jornalistas, Vieira evitou comentar a possibilidade de ingresso da Venezuela no grupo de países parceiros no Brics. Segundo o chanceler, esta é uma discussão que será feita posteriormente.

“A discussão desses dias foi sobre os critérios e os princípios que vão orientar a ampliação dos Brics”, pontuou o ministro. “Quanto à lista de países, será decidido daqui para a frente. A presidência russa fará consultas para, depois, chegar a uma lista de países, que não sei quais serão. Depois disso, vai consultar com cada um dos membros atuais e vamos anunciar quais são esses países”, explicou.

Não há prazo para divulgação da lista de parceiros. A expectativa é fechar a relação até o final do ano. Caso não aconteça, a decisão sobre a entrada de novos países será tomada durante a presidência do Brasil nos Brics, que começa em janeiro de 2025.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?