metropoles.com

Brasil não aumentará seus poderes à custa da Ucrânia, diz Zelensky

Na Assembleia Geral da ONU, Zelensky afirmou ter dúvidas do “real interesse” do Brasil como intermediador na guerra contra a Rússia

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Spencer Platt/Getty Images
Imagem coloirda de Zelensky na Assembleia Geral da ONU - Metrópoles
1 de 1 Imagem coloirda de Zelensky na Assembleia Geral da ONU - Metrópoles - Foto: Spencer Platt/Getty Images

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, discursou na Assembleia Geral da ONU, em Nova York, nesta quarta-feira (25/9). O ucraniano defendeu o fim da guerra entre Rússia e Ucrânia, destacando que o “Nobel da paz é fazer Putin parar” de atacar o país. Ele ainda questionou o interesse do Brasil na intermediação pela paz.

Zelesnky fez ataques diretos ao papel do Brasil e da China como intermediadores das negociações, alegando que tem dúvidas do “real interesse” dos dois países no fim do conflito.

“Vocês não aumentarão seus poderes à custa da Ucrânia. Os planos alternativos para acabar com a guerra na Ucrânia só dão mais espaço político para que a Rússia continue com a guerra”, destacou Zelensky.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, desde o ano passado, repete que quer atuar como mediador de um diálogo pela paz entre Rússia e Ucrânia.

 

Em maio de 2024, o assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência, Celso Amorim, encontrou Zelensky em Kiev. Durante a reunião, o presidente da Ucrânia afirmou que o único plano de paz possível para terminar a guerra em seu país é o ucraniano e que não tem interesses nas proposições do Brasil.

Xi Jinping, presidente chinês, também tem demonstrado vontade de fazer a mediação para o fim da guerra. Em abril, ele conversou com Zelensky por telefone e apresentou proposta de paz, igualmente negada.

O presidente da Ucrânia, no entanto, diz constantemente que não negociará com Moscou enquanto Vladimir Putin for o presidente da Rússia. Ele ainda exige cessar-fogo imediato.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?