metropoles.com

Brasil envia mais 21 bombeiros para combate a incêndios florestais no Canadá

Os bombeiros são de 11 estados e vão se juntar ao primeiro grupo de 18 militares enviados ao Canadá para combater as queimadas florestais

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jonathan Hayward/Estadão Conteúdo
imagem colorida de floresta pegando fogo, com carro e caminhão em primeiro plano - Metrópoles
1 de 1 imagem colorida de floresta pegando fogo, com carro e caminhão em primeiro plano - Metrópoles - Foto: Jonathan Hayward/Estadão Conteúdo

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), autorizou o envio de segundo grupo de bombeiros para auxiliar no combate a incêndios florestais no Canadá. A primeira leva havia sido de 18 militares. Agora, são 21. Os nomes e as patentes dos bombeiros estão publicados no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (21/7).

O grupo vai integrar a missão brasileira de assistência humanitária no Canadá em decorrência das queimadas que ocorrem no país desde maio. Esta é considerada a pior temporada de incêndios florestas da história do país.

A publicação do DOU não detalha o período de atuação dos bombeiros, cedidos de corporações de 11 estados: Pará, Maranhão, Amapá, São Paulo, Espírito Santo, Amazonas, Pernambuco, Paraíba, Mato Grosso, Rondônia e Rio Grande do Sul.

Incêndios

Em 2023, o fogo destruiu 10 milhões de hectares no Canadá. A marca superou o recorde anterior, registrado em 1989, quando mais de 7 milhões de hectares acabaram queimados.

As condições quentes e secas do tempo intensificaram os incêndios florestais a partir da primavera (outono no Hemisfério Sul), principalmente nas florestas boreais no noroeste do Canadá e em Quebec. Os incêndios forçaram o deslocamento de mais de 120 mil habitantes, sobrecarregaram os recursos dos bombeiros, além de escurecerem os céus e poluírem o ar para milhões de pessoas em toda a América do Norte.

Equipes internacionais de bombeiros, incluindo mais de 1,8 mil equipes de apoio dos Estados Unidos, foram mobilizadas para ajudar a combater as chamas. No entanto, o trabalho é de grande dificuldade, especialmente, pela ferocidade das chamas e incêndios em locais remotos.

Na semana passada, dois bombeiros canadenses morreram em serviço com apenas alguns dias de diferença.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?