metropoles.com

Brasil e outros países pedem “libertação imediata” de reféns do Hamas

Declaração conjunta de 17 países afirma que uma eventual libertação dos reféns permitiria cessar-fogo imediato e prolongado em Gaza

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Julia Nikhinson/For The Washington Post via Getty Images
Cidadãos de Israel pedem a libertação de reféns das mãos do Hamas
1 de 1 Cidadãos de Israel pedem a libertação de reféns das mãos do Hamas - Foto: Julia Nikhinson/For The Washington Post via Getty Images

O governo federal anunciou, nesta terça-feira (23/4), o envio de uma declaração conjunta, assinada pelo Brasil e mais 16 países, solicitando a “libertação imediata” de todos os reféns mantidos pelo grupo extremista Hamas na Faixa de Gaza, desde 7 de outubro de 2023.

Assinam o documento: Alemanha, Argentina, Áustria, Brasil, Bulgária, Canadá, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, França, Hungria, Polônia, Portugal, Romênia, Reino Unido, Sérvia e Tailândia.

“Apelamos pela libertação imediata de todos os reféns do Hamas, que se encontram detidos em Gaza há mais de 200 dias. Entre eles estão os nossos próprios cidadãos. O destino dos reféns e da população em Gaza, que estão protegidos pelo direito internacional, é motivo de preocupação internacional”, destaca trecho de comunicado oficial.

O texto destaca que um eventual acordo para liberação dos reféns “permitira um cessar-fogo imediato e prolongado” em Gaza, palco do conflito humanitário entre Israel e Hamas, que ceifou, até o momento, mais de 34 mil palestinos e e 1.139 israelenses.

Esse cenário facilitaria o envio de assistência humanitária adicional necessária a toda a Faixa de Gaza e “conduziria ao fim crível das hostilidades”. “Os habitantes de Gaza poderiam regressar a suas casas e a suas terras, com preparativos prévios para garantir abrigo e provisões humanitárias”, diz o texto.

Por fim, a declaração reforça: “Apoiamos firmemente os esforços de mediação em curso para que nossos nacionais possam voltar para casa. Reiteramos o nosso apelo ao Hamas para que liberte os reféns e nos deixe pôr fim a esta crise, para que, coletivamente, possamos concentrar os nosso esforços em trazer paz e estabilidade à região”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?