Brasil anuncia entrada da Indonésia como membro pleno dos Brics
Com a entrada da Indonésia, Brics passa a ser composto por dez membros plenos
atualizado
Compartilhar notícia
Em seu primeiro ato na presidência dos Brics, o governo do Brasil anunciou que a Indonésia se juntara ao bloco na condição de membro plenos. A entrada do novo integrante foi divulgada nesta segunda-feira (6/1), pelo Ministério das Relações Exteriores.
De acordo com a pasta, o ingresso formal do país na aliança foi aprovado em agosto de 2023, durante a cúpula dos Brics na África do Sul. A Indonésia solicitou que a entrada formal só deveria acontecer após as eleições presidenciais, que seriam realizadas em 2024.
“Os países do Brics, por consenso, aprovaram a entrada da Indonésia no agrupamento, em consonância com os princípios orientadores, critérios e procedimentos da expansão do quadro de membros acordados em Joanesburgo”, disse um trecho da nota divulgada pelo Itamaraty.
Com a entrada da Indonésia, os Brics passam a contar com dez membros plenos. Antes, o bloco era composto por Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Indonésia. A Arábia Saudita chegou a ser convidado para ingressar na aliança, mas até o momento ainda não confirmou sua adesão.