Boris Johnson desiste da disputa para voltar ao governo do Reino Unido
Sua sucessora Liz Truss renunciou ao cargo de primeira-ministra após passar apenas seis semanas no cargo
atualizado
Compartilhar notícia
O ex-primeiro-ministro do Reino Unido Boris Johnson anunciou neste domingo (23/10) que deixou a disputa para voltar ao cargo após renúncia de Liz Truss na quinta-feira (20/10).
“No decorrer dos últimos dias, infelizmente cheguei à conclusão de que isso simplesmente não seria a coisa certa a fazer. Você não pode governar efetivamente a menos que tenha um partido unido no parlamento”, escreveu Johnson em comunicado.
O ex-ministro das Finanças Rishi Sunak e a ministra das Relações com o Parlamento, Penny Mordaunt, continuam na disputa para o cargo. Liz Truss passou apenas seis semanas como premiê e renunciou após o seu pacote econômico ser fortemente rejeitado e levar a uma grande queda da libra esterlina.
Os candidatos precisam do apoio de pelo menos 100 deputados do Partido Conservador. O primeiro-ministro eleito assume também o cargo de líder do partido.
“Acredito que tenho muito a oferecer, mas temo que este não seja o momento certo”, finalizou Johnson. Ele diz ter procurado Mordaunt e Sunak: “Esperava que pudéssemos nos unir pelo interesse nacional – infelizmente não conseguimos encontrar uma maneira de fazer isso”.