metropoles.com

Boris Johnson anuncia fim das restrições contra a Covid na Inglaterra

Derrubada das restrições passa a valer a partir da próxima quinta-feira (24/2). Demais países do Reino Unido seguem com medidas preventivas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
WPA Pool/ Getty Images
Boris Johnson
1 de 1 Boris Johnson - Foto: WPA Pool/ Getty Images

Nesta segunda-feira (21/2) o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, afirmou que todas as restrições contra a Covid-19 na Inglaterra serão retiradas a partir desta quinta-feira (24/2).

Os outros países que pertencem ao Reino Unido seguirão com as medidas preventivas, já que a decisão só tem validade para a Inglaterra. “A partir desta quinta-feira, eliminaremos a obrigação legal de se autoisolar após um teste positivo”, anunciou Boris, nesta segunda-feira, aos deputados no Parlamento.

De acordo com o premiê, o país tem “níveis de imunidade suficientes para acreditar na vacina e em tratamentos”. A decisão tomada pelo primeiro-ministro já era estudada há um tempo.

Mesmo com a notícia do teste positivo da rainha Elizabeth II, anunciada no último domingo (20/2), o premiê britânico manteve o novo decreto. A ordem define a distribuição de testes gratuitos para a população e o fim do autoisolamento obrigatório para pessoas com Covid-19.

Medida desagrada especialistas

A declaração de Boris Johnson sobre a nova medida trouxe incertezas por parte de especialistas e também de rivais políticos.

O movimento “vivendo com a Covid”, criado por Johnson, deixará o país mais vulnerável a novas variantes virais, afirmaram os especialistas. Entretanto, o governo diz que distribuiu mais testes do que a maioria dos outros países e agora deve reduzir o valor.

Quando perguntado sobre a retirada das restrições, Wes Streeting, secretário de Saúde do Partido Trabalhista, disse que “é como estar vencendo uma partida por 2 a 1, e faltando 10 minutos para o fim do jogo você tira seu melhor zagueiro”.

Para ele, o premiê estaria agindo politicamente, e não pensando na saúde pública.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?