metropoles.com

Recessão nos EUA: bolsas asiáticas, como Tóquio, e da Oceania caem

Dados tímidos de emprego nos Estados Unidos também afetaram bolsas de outros mercados asiáticos e da Oceania

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cris Faga/NurPhoto via Getty Images
Imagem desfocada do painel da Bolsa de Valores do Brasil, a B3, com os números que refletem o desempenho das ações negociadas - Metrópoles
1 de 1 Imagem desfocada do painel da Bolsa de Valores do Brasil, a B3, com os números que refletem o desempenho das ações negociadas - Metrópoles - Foto: Cris Faga/NurPhoto via Getty Images

A bolsa de Tóquio, no Japão, sofreu uma queda superior a 7% na manhã desta segunda-feira (5/8), noite de domingo (4/8) no Brasil. O salto acontece após a divulgação de dados fracos sobre o emprego nos Estados Unidos, na última sexta-feira (2/8), o que gerou reações na economia.

Por volta das 10h no Japão, às 22h de domingo no Brasil, a Nikkei caiu para 5,47%. Um circuit breaker interrompeu as negociações do Topix por, aproximadamente, 10 minutos, assim como alguns títulos do governo japonês.

No total, com o fechamento, a queda na Nikkei chegou a 11,6%. E na Topix, mais de 7%.

Outras bolsas asiáticas e da Oceania também sentiram o golpe, com perdas na Austrália (S&P/ASX200: -1.3%), em Hong Kong (Hang Seng: -2,1%), Taiwan (Taiex: -5,7%) e Coreia do Sul (Kospi: -3,4%).

No ocidente, a abertura acabou sendo complicada e refletindo as outras quedas. A CAC 40, da França, caiu 2,1%; enquanto a Ibex, da Espanha, despencou 2,8%; e a FTSE 100, do Reino Unido, recuou 1,7%.

No mercado futuro de Nova York, a bolsa que mais apontou a queda foi a Nasdaq, com 3,7%. A S&P, com 1,8%, e a Dow Jones, com 0,76%, responderam com recuos menores.

Outros fatores das quedas nas bolsas

Além dos dados de emprego norte-americano, a queda é um reflexo das tensões no Oriente Médio, que se intensificaram nos últimos dias.

O índice Nikkei 225 registrou queda de 7,03%, chegando aos 33.386,47 pontos. O Topix também teve um saldo negativo superior a 7%. O índice é o pior desde o tsunami de 2011, que resultou no desastre da usina nuclear de Fukushima.

O circuit breaker é um mecanismo da bolsa de valores para interromper o pregão em casos de oscilações repentinas e atípicas no mercado de ações.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?