metropoles.com

Boeing pede inspeção de assentos dos pilotos em aviões de modelo 787

O pedido ocorre após suposto movimento acidental de assento da cabine causar a perda de altitude de um avião da Latam, na Oceania

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Massimo Insabato/Archivio Massimo Insabato/Mondadori Portfolio via Getty Images
Voo da Latam teve problema técnico entre Sydney e Auckland após esbarrão em piloto (foto ilustrativa)
1 de 1 Voo da Latam teve problema técnico entre Sydney e Auckland após esbarrão em piloto (foto ilustrativa) - Foto: Massimo Insabato/Archivio Massimo Insabato/Mondadori Portfolio via Getty Images

A Boeing passou a instruir as companhias aéreas a inspecionar os botões de regulagem dos assentos dos pilotos dos aviões de modelo 787 Dreamliner. A recomendação ocorre depois de autoridades neozelandesas levantarem a hipótese de que um esbarrão no assento da cabine teria causado a perda repentina de altitude de um avião da Latam Airlines que fazia o trajeto Austrália-Nova Zelândia. O incidente deixou cerca de 50 passageiros feridos.

Por meio de comunicado, publicado nesta sexta-feira (15/3), a empresa pontuou que quer a inspeção dos assentos motorizados da cabine na próxima manutenção das aeronaves 787. A Boeing disse que essa é uma “medida de precaução”.

Apesar de divulgar instruções de como checar os botões dos assentos, a fabricante de aviões não relacionou o material ao incidente que ocorreu na última segunda-feira (11/3). No entanto, a Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA, na sigla em inglês) informou que o comunicado da Boeing foi emitido “em resposta ao incidente no voo 800 da Latam”.

O incidente no voo 800 da Latam

Inicialmente, de acordo com o informado pela Latam, a aeronave que fazia a rota de Sydney, na Austrália, a Auckland, na Nova Zelândia, teve um “evento técnico durante o voo que causou um forte movimento”.

“O avião pousou no aeroporto de Auckland conforme programado. Como resultado do incidente, alguns passageiros e tripulantes de cabine foram afetados. Eles receberam assistência imediata e foram avaliados ou tratados pela equipe médica no aeroporto, conforme necessário”, disse a companhia, em nota.

A Comissão de Investigação de Acidentes de Transporte (Taic, na sigla em inglês) e a Dirección General de Aeronáutica Civil (DGAC) do Chile investigam o incidente.

Na terça (12/3), a Taic apreendeu duas caixas-pretas do Boeing 787 da Latam. Os objetos são referentes aos gravadores de voz da cabine e de dados de voo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?