Blue Origin tenta novo voo para turismo espacial nesta quinta
A empresa Blue Origin é do milionário Jeff Bezos. Está será a 8ª tentativa de um voo com passageiros, que deve durar cerca de 10 minutos
atualizado
Compartilhar notícia
A Blue Origin deve fazer, na manhã desta quinta-feira (29/8), uma nova tentativa de voo com passageiros, com objetivo de turismo espacial. Esta é a 8ª experiência de um voo tripulado para o espaço, da empresa de foguetes do empresário e bilionário Jeff Bezos.
A missão, batizada de NS-26, levará civis ao espaço em um voo que deve durar cerca de 10 minutos. A decolagem acontece em uma base no oeste do Texas (EUA) às 10h no horário de Brasília.
Ao todo, serão seis pessoas na viagem. Segundo a Blue Origin, entre elas estará Karsen Kitchen, de 21 anos, que será a mulher mais jovem a cruzar a linha de Kármán, ponto a 100 quilômetros de altitude que é usado como convenção para definir o início do espaço.
Em 2021, a empresa levou o holandês Oliver Daemen, então com 18 anos, e virou a pessoa mais jovem a ir ao espaço, entre homens e mulheres. Ele viajou com Bezos, que também é dono da Amazon.
“Este será o oitavo voo humano do programa New Shepard e o 26º em sua história. Até o momento, o programa levou 37 humanos acima da linha de Kármán”, disse a empresa em comunicado.
Quem são os passageiros da NS-26?
- Nicolina Elrick, filantropa e empresária. Atua no ramo da moda, no setor imobiliário e fundou empresas de TI (tecnologia da informação) nos anos 1990. Segundo a empresa, Elrick também é piloto de helicóptero.
- Rob Ferl, professor e diretor do Instituto Espacial Astraeus da Universidade da Flórida (EUA).
- Eugene Grin, ucraniano que se mudou para os EUA em 1979. Atua no setor imobiliário e financeiro.
- Dr. Eiman Jahangir, cardiologista e professor de medicina e radiologia no Vanderbilt University Medical Center (EUA).
- Karsen Kitchen, aluna da Universidade da Carolina do Norte em Chapel Hill e está se formando em comunicações e astronomia.
- Ephraim Rabin, filantropo e empresário. É presidente-executivo da empresa de tecnologia Parchem Fine & Specialty Chemicals.
Missão cancelada da Blue Origin
A última missão tripulada da empresa, batizada de NS-25, aconteceu em maio deste ano. O voo foi considerado um sucesso e marcou o retorno de missões tripuladas com a nave New Shepard.
Como em suas missões anteriores, a nave fez um voo suborbital, no qual a nave supera a Linha de Kárman. O trajeto dura cerca de 10 minutos e, em um trecho, a tripulação pode experimentar a sensação de gravidade zero.
A SpaceX também tenta, possivelmente nos próximos dias, realizar a missão Polaris Dawn, que levará quatro tripulantes para o ponto mais distante da Terra já alcançado por humanos desde o fim do programa Apollo, em 1972.
A decolagem estava programada para acontecer no dia 27 de agosto, mas foi cancelada devido a um vazamento de hélio na plataforma de lançamento. A empresa tentaria, então, no dia 28 e, mais uma vez, foi cancelada por causa das “previsões meteorológicas desfavoráveis nas áreas de aterrissagem ao largo da costa da Flórida”.