Blogueiro pró-Rússia morre durante explosão em café de São Petersburgo
Outras 16 pessoas ficaram feridas. O militar era conhecido entre canais que defendiam a invasão à Ucrânia
atualizado
Compartilhar notícia
O blogueiro pró-Rússia Vladlen Tatarsky morreu neste domingo (2/4) em uma explosão em um café de São Petersburgo. Outras 16 pessoas ficaram feridas no incidente.
Um dispositivo explosivo teria sido detonado no local, causando o colapso de parte da fachada do prédio.
Tatarsky, cujo nome verdadeiro é Maxim Fomim, escrevia sobre a guerra e era defensor do combate entre Rússia e Ucrânia. Ele reunia 560 mil seguidores no Telegram e era conhecido por seus pronunciamentos polêmicos e seu posicionamento pró-guerra.
De acordo com as agências de notícias de São Petersburgo, que a explosão deste domingo ocorreu em um café que pertenceu a Yevgeny Prigozhin, fundador do grupo Wagner, um exército privado que está lutando pela Rússia na Ucrânia.
Veja as imagens que circulam nas redes sociais:
JUST IN: Explosion in St. Petersburg, #Russia at a cafe where Russian military blogger Vladlen Tatarsky was speaking. Footage here, Tatarsky was reportedly killed acc to Russian outlets: pic.twitter.com/76OovZ5JK7
— Joyce Karam (@Joyce_Karam) April 2, 2023
“Derrotaremos todos”
Vladlen Tatarsky ganhou maior notoriedade em 2022,após a publicação de um vídeo filmado dentro do Kremlin, em uma cerimônia organizada por Putin.
No vídeo, o blogueiro afirmava que “todos seriam derrotados”:
“Derrotaremos todos, mataremos todos, roubaremos todos, conforme necessário. Do jeito que gostamos.”
O evento foi a mesma em que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, incorporou formalmente mais de 15% do território da Ucrânia ao russo. O ato foi condenado internacionalmente.
No Telegram, Tatarsky reunia mais de 560 mil seguidores. Ele vivia em Moscou desde 2019, mas nasceu na Ucrânia em 1982, antes da queda da União Soviética.