metropoles.com

Biden chama novamente Xi Jinping de ditador e China reage

Após encontro entre Joe Biden e Xi Jinping, presidente norte-americano falou que o chinês é ditador porque dirige um país comunista

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Redes sociais
Imagem colorida mostra aperto de mão entre Joe Biden, presidente dos EUA, e Xi Jiping, presidente da China - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida mostra aperto de mão entre Joe Biden, presidente dos EUA, e Xi Jiping, presidente da China - Metrópoles - Foto: Reprodução/Redes sociais

Após encontro na Califórnia entre os dois líderes mundiais, o presidente dos EUA, Joe Biden, reafirmou que o presidente chinês, Xi Jinping, é um ditador. E apesar do adjetivo, afirmou que os dois países estão fazendo progressos em negociações.

“Ele é um ditador no sentido de que é um cara que dirige um país que é comunista. É baseado em uma forma de governo totalmente diferente da nossa. De qualquer forma, fizemos progressos”, afirmou Biden à rede de TV CNN.

Nesta quinta-feira (16/11), a China deu uma resposta oficial e afirmou que a descrição de ditador feita por Biden é “extremamente errônea”.

“Este tipo de discurso é extremamente errado e constitui uma manipulação política irresponsável. A China opõe-se firmemente a ele”, disse a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Mao Ning.

4 imagens
Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden
Biden e Xi Jiping
Joe Biden, presidente dos EUA, e Xi Jiping, presidente da China
1 de 4

Presidente da República Popular da China, Xi Jinping

Reprodução/Getty Images
2 de 4

Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden

Mostafa Bassim/Anadolu Agency via Getty Images
3 de 4

Biden e Xi Jiping

Divulgação / Casa Branca
4 de 4

Joe Biden, presidente dos EUA, e Xi Jiping, presidente da China

Reprodução/Redes sociais

Não foi a primeira vez que Biden fez a afirmação. Em junho deste ano, o norte-americano chamou Xi Jinping de ditador, também em um evento na Califórnia. A declaração aconteceu apenas um dia após o encontro entre o secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, e o presidente chinês.

À época, Pequim respondeu de forma irada. “As observações contradizem seriamente os fatos básicos, violam gravemente a etiqueta diplomática e infringem gravemente a dignidade política da China“, disse o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Encontro entre Biden e Jinping para “aliviar tensões”

Biden e Xi Jinping se encontraram na quarta-feira (15/11). Uma transmissão da Casa Branca mostra o momento em que o líder chinês desembarca em Filoli, casa de campo histórica na vila de Woodside. Os dois apertam as mãos, e entram no local sem falar com os jornalistas.

A reunião durou certa de quatro horas.

O último encontro pessoalmente entre os dois líderes foi há mais de um ano. A reunião desta quarta-feira ocorre em meio a tensões entre os dois países, que marcaram a gestão de Biden.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?