Biden recebe Zelensky na Casa Branca no 300º dia de guerra na Ucrânia
Essa é a primeira viagem internacional de Zelensky desde o início do confronto com a Rússia, que completou 300 dias nesta quarta
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky se reúne com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na Casa Branca, na tarde desta quarta-feira (21/12). Essa é a primeira viagem internacional de Zelensky desde o início do confronto com a Rússia, que completou 300 dias nesta quarta.
O presidente ucraniano chegou aos Estados Unidos por volta de 14h30. Em conversa com a imprensa americana, Biden comentou a marca de 300 dias de guerra.
“Difícil de acreditar, 300 dias passando por isso, e Putin empreendeu um ataque brutal ao direito dos ucranianos de existir como nação, e o ataque a pessoas ucranianas inocentes sem nenhuma razão além de intimidar”, disse o presidente americano.
Em encontro histórico na Casa Branca, Zelensky agradece Biden por apoio contra invasão russa. “A guerra não acabou”.
É a primeira vez que o presidente da Ucrânia deixa o país desde a guerra iniciada por Vladimir Putin.
Tradução: @SamPancher pic.twitter.com/9jhedGw0vi
— Metrópoles (@Metropoles) December 21, 2022
O ucraniano, por sua vez, presentou Biden com o prêmio Herói Ucraniano e agradeceu o apoio. “É uma grande honra estar aqui”, afirmou Zelensky.
A expectativa é que Biden anuncie um pacote de ajuda ao país do Leste Europeu, que inclui a oferta de mísseis orçados em US$ 2 bilhões.
Veja fotos da reunião: