Biden, presidente dos EUA, faz visita surpresa à Ucrânia
Biden chega à Ucrânia na semana em que se completa um ano da invasão russa ao país, em uma viagem que não estava anunciada
atualizado
Compartilhar notícia
Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, fez uma visita surpresa à Ucrânia nesta segunda-feira (20/2). A viagem, não anunciada, faria parte do apoio norte-americano ao presidente ucraniano Volodymyr Zelensky na guerra contra a Rússia.
Na próxima sexta-feira (24/2), a invasão russa à Ucrânia completa um ano.
Veja o vídeo:
➡️ Presidente dos EUA, Joe #Biden faz visita surpresa à #Ucrânia.
Em Kiev, ele prometeu reforço no armamento e um novo pacote de sanções à Rússia, às vésperas do marco de 1 ano de conflito no leste europeu.
📹Volodymyr Zelensky/Telegram pic.twitter.com/vC0iwz9So0
— Ana Flávia Castro (@anafcastro_) February 20, 2023
Uma viagem para a Polônia, que faz fronteira com a Ucrânia, estava programada por Biden. De acordo com o site da revista Rolling Stone, a Casa Branca havia alegado que o presidente não cruzaria a fronteira. De fato, a presidência divulgou na noite de domingo uma programação pública para segunda-feira mostrando o presidente ainda em Washington e partindo à noite para Varsóvia. Mas ele já havia partido.
“Politicamente, essa viagem precisava acontecer”, afirmou, porém, um alto funcionário da presidência dos EUA para o site.
Biden foi visto perto da Catedral de São Miguel, na capital ucraniana, ao lado de Zelensky. Ao som de um alarme aéreo, o presidente dos EUA homenageou os mortos na guerra.
O jornal New York Times confirmou a visita, que é foi organizada de forma secreta por questões de segurança. Biden e a esposa teriam deixado Washington sem aviso prévio.