metropoles.com

Biden se irrita com Netanyahu: “Pare de me enrolar”

Conversa entre Joe Biden e Benjamin Netanyahu foi divulgada por jornal e se refere à troca de reféns entre Israel e Hamas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Amos Ben-Gershom (GPO) / Handout/Anadolu via Getty Images
Netanyahu e Biden se encontram na Casa Branca
1 de 1 Netanyahu e Biden se encontram na Casa Branca - Foto: Amos Ben-Gershom (GPO) / Handout/Anadolu via Getty Images

O Channel 12 News divulgou partes de uma conversa entre o presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, em que o norte-americano mostrou irritação com acordo de reféns por cessar-fogo com o Hamas.

O órgão de imprensa não cita fontes, mas o telefonema entre os dois líderes e aliados ocorreu na última quinta-feira (1º/8), um dia depois de o chefe político do Hamas, Ismail Haniyeh, ser assassinado.

4 imagens
Durante visita ao Estados Unidos, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, se encontrou com o presidente Joe Biden na Casa Branca
Ali Khamenei, líder supremo do Irã, faz orações durante funeral de Ismail Haniyeh
Bombardeio israelense no Líbano
1 de 4

Presidente dos EUA, Joe Biden, em Tel Aviv, ao lado de Benjamin Netanyahu

GPO/ Handout/Anadolu via Getty Images
2 de 4

Durante visita ao Estados Unidos, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, se encontrou com o presidente Joe Biden na Casa Branca

Andrew Harnik/Getty Images
3 de 4

Ali Khamenei, líder supremo do Irã, faz orações durante funeral de Ismail Haniyeh

Iranian Leader Press Office / Handout/Anadolu via Getty Images
4 de 4

Bombardeio israelense no Líbano

Chris McGrath/Getty Images

Netanyahu informou ao presidente que as negociações com o grupo extremista estavam avançando e que enviaria uma delegação para retomar as conversas. Ainda com a notícia da morte de Haniyeh e as promessas de vingança de Irã e do próprio Hamas, o norte-americano se irritou e respondeu: “Pare de me enrolar”.

“Não substime o presidente”, continuou o democrata, em um contexto de escalada dos conflitos entre Israel e seus adversários no Oriente Médio, principalmente o Irã e grupos extremistas, como o Hamas e o Hezbollah.

Desistência de Biden à corrida eleitoral

O gabinete de Netanyahu emitiu uma declaração oficial no sábado (3/8): “O primeiro-ministro não interfere na política americana e trabalhará com quem for eleito presidente, assim como ele também espera que os americanos não interfiram na política israelense”, relatou  jornal o The Times of Israel.

O jornal britânico The Telegraph trouxe uma análise apontando a mudança de comportamento de Netanyahu após Biden desistir da corrida presidencial dos EUA diante de Donald Trump. O israelense estaria se encorajando a radicalizar contra o Irã, segundo uma fonte.

Sem tanta força agora, o norte-americano não está conseguindo passar seu recado para diminuir as tensões entre Irã e Israel.

“Biden disse a Netanyahu para não responder com muita severidade aos ataques do Irã. E o Irã sabia disso, e é por isso que eles exploraram a situação para atacar Israel”, afirmou uma fonte do governo israelense para o The Telegraph.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?