Biden lamenta tragédia no Rio Grande do Sul e oferece ajuda ao Brasil
Biden diz estar “profundamente triste” com a tragédia no RS. Ele também afirmou que os EUA estão “ao lado do Brasil neste momento difícil”
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente dos Estados Unidos (EUA), o democrata Joe Biden, lamentou, nesse sábado (11/5), as perdas e devastação causadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul — a tragédia socioambiental deixou, até o momento, mais de 140 mortos e 120 desaparecidos.
Em comunicado oficial, o chefe da Casa Branca diz estar “profundamente triste” e chega a oferecer o envio de ajuda ao povo gaúcho, em coordenação com autoridades brasileiras que atuam no RS. “Os Estados Unidos estão ao lado do Brasil neste momento difícil”, afirmou.
“Jill [Biden, primeira-dama dos EUA] e eu estamos profundamente tristes pela perda de vidas e pela devastação causada pelas enchentes no Brasil. Nossos pensamentos e orações estão com as pessoas afetadas por esta tragédia e com os socorristas que trabalham para resgatar e fornecer cuidados médicos a famílias e indivíduos”, declarou.
As enchentes no RS
De acordo com boletim mais recente da Defesa Civil, 143 pessoas morreram devido às chuvas e inundações no estado. Há ainda 131 desaparecidos e 806 feridos. Desde 29 de abril, 2.115.704 pessoas foram atingidas pela tragédia socioambiental em 446 municípios gaúchos.
Mais de meio milhão de moradores do Rio Grande do Sul (538.284) estão desalojados, enquanto 81.285 encontram-se em abrigos. Até o momento, 76.399 pessoas e 10.555 animais foram resgatados.
Confira a lista de mortos e desaparecidos aqui.