Biden promete defender Israel contra possível ataque do Irã
Em conversa com Netanyahu nesta quinta-feira (1º/8), Joe Biden afirmou que os Estados Unidos está pronto para defender Israel
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, reafirmou o compromisso de defender Israel contra um possível ataque do Irã. A promessa foi feita entre o chefe do executivo norte-americano e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, em conversa por telefone nesta quinta-feira (1º/8).
De acordo com um comunicado divulgado pela Casa Branca, “o presidente discutiu esforços para apoiar a defesa de Israel contra ameaças, incluindo mísseis balísticos e drones”.
A tensão entre os dois rivais históricos no Oriente Médio voltou a aumentar na última terça-feira (30/7), após Israel assassinar o líder político do Hamas Ismail Haniyeh em Teerã.
O episódio fez com que o regime do aiatolá Ali Khamenei jurasse vingança contra Israel pela morte de um dos nomes mais importantes do Hamas, assim como pela violação da soberania do Irã, palco do assassinato.
Segundo Teerã, um ataque ao território israelense pode acontecer a qualquer momento. Outros grupos da região, como o Hezbollah e os Houthis, também sinalizaram que podem realizar uma ofensiva contra Israel.