metropoles.com

Biden inicia Cúpula: “Democracia está sob ataque no mundo inteiro”

Evento ocorre em Los Angeles (EUA), e reúne representantes do continente americano. Bolsonaro participará, mas não esteve na abertura

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Win McNamee/Getty Images
joe biden
1 de 1 joe biden - Foto: Win McNamee/Getty Images

O presidente Joe Biden fez, na noite desta quarta-feira (8/6), o discurso de abertura da 9ª Cúpula das Américas. O encontro, realizado com a maior parte dos líderes de países do continente americano, ocorre em Los Angeles (EUA). O presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ministro das Relações Exteriores, Carlos França, não estiveram na abertura.

“No momento em que a democracia está sob ataque no mundo todo, vamos nos unir de novo e renovar nossa convicção de que a democracia não é só um fator definidor da história americana, é o ingrediente essencial da história americana”, afirmou o mandatário.

“Nossa região é grande e diversificada. Nem sempre concordamos em tudo, mas em uma democracia abordamos nossas divergências com respeito mútuo e diálogo”, continuou Biden.

O ocupante da Casa Branca clamou para que os presentes demonstrem “o poder das democracias”. A cúpula vai até esta sexta (10/6), com diferentes diálogos entre os membros, com a expectativa de compromissos firmados.

Os países com maior exportação de alimentos do continente, Brasil, Canadá, México e Chile, farão um esforço conjunto para aumentar a produção e garantir fertilizantes, afirmou o presidente estadunidense.

Pauta com Bolsonaro

Durante a Cúpula das Américas, Biden receberá o presidente Bolsonaro para uma reunião bilateral. Segundo o brasileiro, que não esteve na abertura de quarta e chegaria aos Estados Unidos somente nesta quinta (9/6), serão abordados temas como segurança alimentar, transição energética e questão ambiental.

Já os Estados Unidos devem pautar questões relacionadas a insegurança alimentar, resposta econômica à pandemia de coronavírus, segurança sanitária e mudanças climáticas.

Biden não convidou para o evento representantes de Cuba, Venezuela e Nicarágua. Como consequência da exclusão desses países, México, Argentina, Honduras e Bolívia ameaçaram também não comparecerão ao evento. Andrés Manuel López Obrador, presidente do México, foi o primeiro a se opor à exclusão das nações vizinhas e atrelou seu comparecimento ao convite a todas as nações do continente.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?