Biden indica primeira mulher negra para a Suprema Corte dos EUA
Ketanji Brown Jackson tem uma das “mentes jurídicas mais brilhantes de nossa nação”, afirmou o presidente dos EUA
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden (Partido Democrata), anunciou nesta sexta-feira (25/2) a nomeação de Ketanji Brown Jackson (foto em destaque) para a Suprema Corte do país. Nascida em Washington, DC, ela será a primeira mulher negra a ocupar o cargo desde a criação da corte, em 1789.
Durante a campanha para presidente, Biden prometeu indicar pela primeira vez uma mulher negra para a Suprema Corte.
“Tenho orgulho de anunciar que estou nomeando a juiza Ketanji Brown Jackson para servir na Suprema Corte. Ela é uma das mentes jurídicas mais brilhantes de nossa nação e será uma juíza excepcional”, escreveu o presidente dos EUA, no Twitter.
I’m proud to announce that I am nominating Judge Ketanji Brown Jackson to serve on the Supreme Court. Currently serving on the U.S. Court of Appeals for the D.C. Circuit, she is one of our nation’s brightest legal minds and will be an exceptional Justice.https://t.co/iePvhz1YaA pic.twitter.com/Nzqv2AtN8h
— President Biden (@POTUS) February 25, 2022
Ketanji Jackson assumirá a vaga do juiz Stephen Breyer, que vai se aposentar.
Em nota divulgada pela Casa Branca, Biden afirma ter conduzido um processo rigoroso para identificar o substituto de Breyer. O presidente norte-americano diz que procurou um candidato com “credenciais excepcionais, caráter incontestável e dedicação inabalável ao Estado de direito”.
“Um indivíduo comprometido com a igualdade de justiça perante a lei e que entende o profundo impacto que as decisões da Suprema Corte têm na vida do povo americano”, acrescentou a Casa Branca.
Leia aqui a íntegra do comunicado, em inglês.