Biden escolhe general que poderá ser primeiro negro a comandar o Pentágono
Imprensa americana diz que presidente eleito dos EUA vai escolher Lloyd J. Austin III para o cargo de Secretário de Defesa
atualizado
Compartilhar notícia
Veículos de imprensa americanos afirmaram que o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, vai escolher o general Lloyd J. Austin III para ser o Secretário de Defesa. Se a informação for confirmada, Lloyd será o primeiro negro a comandar o Pentágono.
O general de 67 anos ainda precisa ter o nome aprovado pelo Congresso para que seja efetivado no posto. A lei americana estabelece que militares precisam ser sabatinados se tiverem saído da ativa em no máximo sete anos. Lloyd foi para a reserva há quatro.
Austin ganhou reconhecimento durante a participação na Guerra do Iraque, em 2003. Começou no posto de comandante assistente de uma das divisões de infantaria e chegou a liderar as forças de coalizão dos Estados Unidos que atuaram no Oriente Médio.
Biden se aproximou de Lloyd em 2008, quando foi vice-presidente na chapa de Barack Obama. Quatro anos mais tarde, Austin foi vice-chefe de gabinete do Exército.
Também foi o responsável por elaborar a estratégia de combate aos terroristas do Estado Islâmico no Iraque e na Síria, em 2013, quando assumiu o Comando Central dos EUA.