Biden envia mais tropas para evacuar aliados do Afeganistão
Os Estados Unidos estão se retirando do Afeganistão até o fim de agosto, enquanto o Talibã retoma o poder em amplas partes do país
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente norte-americano Joe Biden anunciou neste sábado (14/8) que vai enviar mais militares para auxiliarem na evacuação de americanos e aliados da capital do Afeganistão, Cabul.
Segundo o comunicado divulgado pela Casa Branca, Biden autorizou um deslocamento direto adicional de 1 mil soldados “para garantir que possamos ter uma retirada ordenada e segura do pessoal dos EUA e de outros funcionários aliados e uma evacuação segura dos afegãos que ajudaram nossas tropas durante nossa missão e daqueles em risco especial com o avanço do Talibã“.
Um total de 5 mil militares atua na missão americana, que está deixando o país. O batalhão de mil soldados da 82ª Divisão Aerotransportada vai sair do Kuwait e ir para Cabul para ajudar.
Veja uma imagem do Aeroporto de Cabul neste sábado. Segundo a correspondente da BBC, há um êxodo em massa dos “sortudos” que têm condições de deixar o país.
Hamid Karzai International Airport in Kabul today. Mass exodus. These are the lucky ones. I’m told, we don’t want to go but we have no choice, we need to survive and so do our children #Afghanistan pic.twitter.com/YeWVWLRDMe
— Yalda Hakim (@BBCYaldaHakim) August 14, 2021
Retirada americana
Biden anunciou em julho deste ano a retirada total das tropas americanas do Afeganistão até o fim de agosto. O presidente dos EUA disse que era hora de os afegãos “lutarem por si mesmos”, mas o que se vê, mesmo antes da saída dos estrangeiros, é o Talibã tomando largas faixas do país e se aproximando da capital sem encontrar grande resistência das forças do frágil governo afegão apadrinhado pelos EUA.