metropoles.com

Biden envia mais tropas para evacuar aliados do Afeganistão

Os Estados Unidos estão se retirando do Afeganistão até o fim de agosto, enquanto o Talibã retoma o poder em amplas partes do país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Win McNamee/Getty Images
Joe Biden
1 de 1 Joe Biden - Foto: Win McNamee/Getty Images

O presidente norte-americano Joe Biden anunciou neste sábado (14/8) que vai enviar mais militares para auxiliarem na evacuação de americanos e aliados da capital do Afeganistão, Cabul.

Segundo o comunicado divulgado pela Casa Branca, Biden autorizou um deslocamento direto adicional de 1 mil soldados “para garantir que possamos ter uma retirada ordenada e segura do pessoal dos EUA e de outros funcionários aliados e uma evacuação segura dos afegãos que ajudaram nossas tropas durante nossa missão e daqueles em risco especial com o avanço do Talibã“.

Um total de 5 mil militares atua na missão americana, que está deixando o país. O batalhão de mil soldados da 82ª Divisão Aerotransportada vai sair do Kuwait e ir para Cabul para ajudar.

Veja uma imagem do Aeroporto de Cabul neste sábado. Segundo a correspondente da BBC, há um êxodo em massa dos “sortudos” que têm condições de deixar o país.

Retirada americana

Biden anunciou em julho deste ano a retirada total das tropas americanas do Afeganistão até o fim de agosto. O presidente dos EUA disse que era hora de os afegãos “lutarem por si mesmos”, mas o que se vê, mesmo antes da saída dos estrangeiros, é o Talibã tomando largas faixas do país e se aproximando da capital sem encontrar grande resistência das forças do frágil governo afegão apadrinhado pelos EUA.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?