Biden e Xi Jiping se encontram nos EUA para aliviar tensões
A última vez em que o presidente dos Estados Unidos e o presidente da China se encontraram ocorreu há mais de um ano
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, se encontrou com o presidente da China, Xi Jinping, na tarde desta quarta-feira (15/11). O encontro ocorreu em São Francisco, no estado da Califórnia, nos EUA.
Uma transmissão da Casa Branca mostra o momento em que o líder chinês desembarca em Filoli, casa de campo histórica na vila de Woodside. Ambos apertam as mãos, e entram no local sem falar com os jornalista.
O último encontro pessoalmente entre os dois líderes ocorreu há mais de um ano. A reunião desta quarta-feira ocorre em meio a tensões entre os dois países, que marcaram a gestão de Biden.
De acordo com a rede de televisão americana ABC News, em um momento em que permitido a jornalista, Biden afirmou a Xi Jinping que nem sempre os países concordam, “o que não foi surpresa para ninguém, mas nossas reuniões sempre foram francas, diretas e úteis”.
Xi Jinping ainda teria afirmado no encontro que “para dois grandes países como a China e os Estados Unidos, virar as costas um ao outro não é uma opção”. A reunião se seguiu sem poder ser acompanhada pela imprensa.
Ver essa foto no Instagram
Relembre
Na primeira reunião frente a frente com Xi Jinping, presidente da China, o mandatário norte-americano, Joe Biden, afirmou que pretende trabalhar para fortalecer questões de interesse mútuo entre as nações. A reunião ocorreu em 14 de novembro de 2022.
“Espero trabalhar com o senhor para desenvolver as relações entre China e Estados Unidos à rota do desenvolvimento estável e saudável, o que é de interesse comum para nós e o mundo. Os Estados Unidos estão prontos para fazer exatamente isso”, afirmou Biden a Xi jiping.
À época, o encontro ocorreu em meio a tensões entre os dois países, em razão do apoio da China à Rússia na invasão à Ucrânia.