Biden diz que conversará com Netanyahu para evitar uma “guerra total”
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou neste domingo (29/9) que conversará com Netanyahu para evitar o agravamento do conflito
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou, neste domigo (29/9), que irá conversar com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, para evitar que uma “guerra total” no Oriente Médio aconteça.
“Tem que ser. Nós realmente temos que evitar isso”, disse Biden a jornalistas.
A fala do presidente ocorre em um momento em que os ataques aéreos israelenses no Líbano escalaram, deixando, em apenas uma semana, segundo o Ministério da Saúde do Líbano, cerca de mil mortos no país, incluindo 56 mulheres e 87 crianças, além de mais de 6 mil pessoas feridas.
Em meio ao conflito que levou dezenas de milhares de civis israelenses e libaneses a evacuarem locais próximos à fronteira entre Israel e Líbano, o governo Biden está tentando encontrar uma resolução negociada que permitiria o retorno de civis para casa e evitaria um conflito regional mais amplo.
O porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, disse à CNN, neste domingo, que Israel “eliminou” a estrutura de comando do Hezbollah com uma série de ataques aéreos que mataram várias lideranças do grupo, incluindo, o líder, Hassan Nasrallah. Porém, Kirby alertou que o Hezbollah trabalhará para reconstruir sua estrutura de poder.
“Acho que as pessoas estão mais seguras sem ele andando por aí. Mas eles tentarão se recuperar. Estamos observando para ver o que eles farão para tentar preencher esse vácuo de liderança. Vai ser difícil”, afirmou John Kirby.
Cessar-fogo temporário
O governo Biden defende que Israel e o Hezbollah concordem com um cessar-fogo temporário de 21 dias, proposto pelos EUA, França e outros países na semana passada, mas que já foi negado por Netanyahu.
“Se você quer levar essas pessoas de volta para casa com segurança e sustentabilidade, acreditamos que o caminho diplomático é o caminho certo”, disse Kirby.