metropoles.com

Biden diz que conversará com Netanyahu para evitar uma “guerra total”

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou neste domingo (29/9) que conversará com Netanyahu para evitar o agravamento do conflito

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mario Tama/Getty Images
Imagem colorida de Joe Biden - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Joe Biden - Metrópoles - Foto: Mario Tama/Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou, neste domigo (29/9), que irá conversar com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, para evitar que uma “guerra total” no Oriente Médio aconteça.

“Tem que ser. Nós realmente temos que evitar isso”, disse Biden a jornalistas.

A fala do presidente ocorre em um momento em que os ataques aéreos israelenses no Líbano escalaram, deixando, em apenas uma semana, segundo o Ministério da Saúde do Líbano, cerca de mil mortos no país, incluindo 56 mulheres e 87 crianças, além de mais de 6 mil pessoas feridas.

Em meio ao conflito que levou dezenas de milhares de civis israelenses e libaneses a evacuarem locais próximos à fronteira entre Israel e Líbano, o governo Biden está tentando encontrar uma resolução negociada que permitiria o retorno de civis para casa e evitaria um conflito regional mais amplo.

O porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, disse à CNN, neste domingo, que Israel “eliminou” a estrutura de comando do Hezbollah com uma série de ataques aéreos que mataram várias lideranças do grupo, incluindo, o líder, Hassan Nasrallah. Porém, Kirby alertou que o Hezbollah trabalhará para reconstruir sua estrutura de poder.

“Acho que as pessoas estão mais seguras sem ele andando por aí. Mas eles tentarão se recuperar. Estamos observando para ver o que eles farão para tentar preencher esse vácuo de liderança. Vai ser difícil”, afirmou John Kirby.

Cessar-fogo temporário

O governo Biden defende que Israel e o Hezbollah concordem com um cessar-fogo temporário de 21 dias, proposto pelos EUA, França e outros países na semana passada, mas que já foi negado por Netanyahu.

“Se você quer levar essas pessoas de volta para casa com segurança e sustentabilidade, acreditamos que o caminho diplomático é o caminho certo”, disse Kirby.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?