metropoles.com

Biden diz que autor de ataque nos EUA se inspirou no Estado Islâmico

Presidente disse ter recebido informações do FBI. Atropelamento aconteceu na madrugada de quarta-feira (1º/1) e deixou ao menos 15 mortos

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Atropelamento em Nova Orleans deixa 10 mortos e 30 feridos
1 de 1 Atropelamento em Nova Orleans deixa 10 mortos e 30 feridos - Foto: Reprodução

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou na noite desta quarta-feira (1º/1) que o autor do atropelamento em massa nos Estados Unidos teria se inspirado no Estado Islâmico. As informações são da ABC News. O autor foi identificado como Shamsud-Din Jabbar, de 42 anos, veterano das Forças Armadas do país.

O atentado ocorreu na Canal Street e na Bourbon Street, vias de Nova Orleans, no estado da Louisiana, nos EUA. Ao menos 15 pessoas morreram e há mais de 30 feridas. O autor dirigiu uma caminhonete que atropelou uma multidão que festejava a chegada de 2025 na madrugada de quarta.

Biden foi abordado nesta noite no retiro presidencial, em Camp David, Maryland. Aos profissionais da imprensa, o presidente dos EUA afirmou que “poucas horas antes do ataque, (Jabbar) postou vídeos nas redes sociais indicando que ele é inspirado pelo Estado Islâmico, expressando um desejo de matar”.

Mais cedo, o FBI já havia afirmado à imprensa que suspeitava de ligação do autor com o Estado Islâmico. “O FBI está trabalhando para determinar as potenciais associações e afiliações do suspeito com organizações terroristas”, afirmou a agente especial assistente do FBI, Aletha Duncan.

Os investigadores acreditam que Jabbar não teria agido sozinho e atua para identificar possíveis cúmplices que tenham ajudado na trama criminosa. “Não acreditamos que Jabbar seja o único responsável”, disse um agente do FBI.

Jabbar é um cidadão americano e residente no estado do Texas. Ele foi morto, conforme o FBI, e já integrou o Exército do país. Após parar o veículo, o autor também efetuou disparos contra os policiais.

O veículo utilizado no atentado era alugado e o FBI também divulgou que havia um potencial explosivo improvisado pelo homem.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?