Biden diz que autor de ataque nos EUA se inspirou no Estado Islâmico
Presidente disse ter recebido informações do FBI. Atropelamento aconteceu na madrugada de quarta-feira (1º/1) e deixou ao menos 15 mortos
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou na noite desta quarta-feira (1º/1) que o autor do atropelamento em massa nos Estados Unidos teria se inspirado no Estado Islâmico. As informações são da ABC News. O autor foi identificado como Shamsud-Din Jabbar, de 42 anos, veterano das Forças Armadas do país.
O atentado ocorreu na Canal Street e na Bourbon Street, vias de Nova Orleans, no estado da Louisiana, nos EUA. Ao menos 15 pessoas morreram e há mais de 30 feridas. O autor dirigiu uma caminhonete que atropelou uma multidão que festejava a chegada de 2025 na madrugada de quarta.
Biden foi abordado nesta noite no retiro presidencial, em Camp David, Maryland. Aos profissionais da imprensa, o presidente dos EUA afirmou que “poucas horas antes do ataque, (Jabbar) postou vídeos nas redes sociais indicando que ele é inspirado pelo Estado Islâmico, expressando um desejo de matar”.
Mais cedo, o FBI já havia afirmado à imprensa que suspeitava de ligação do autor com o Estado Islâmico. “O FBI está trabalhando para determinar as potenciais associações e afiliações do suspeito com organizações terroristas”, afirmou a agente especial assistente do FBI, Aletha Duncan.
Os investigadores acreditam que Jabbar não teria agido sozinho e atua para identificar possíveis cúmplices que tenham ajudado na trama criminosa. “Não acreditamos que Jabbar seja o único responsável”, disse um agente do FBI.
Jabbar é um cidadão americano e residente no estado do Texas. Ele foi morto, conforme o FBI, e já integrou o Exército do país. Após parar o veículo, o autor também efetuou disparos contra os policiais.
O veículo utilizado no atentado era alugado e o FBI também divulgou que havia um potencial explosivo improvisado pelo homem.