metropoles.com

Biden diz na ONU que apoia Ucrânia contra Rússia até “paz durável”

“A guerra do Putin está falhando. Ele quis destruir a Ucrânia, mas a Ucrânia é livre”, afirmou Biden em assembleia geral da ONU em Nova York

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Imagem colorida de Joe Biden em discurso na ONU - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de Joe Biden em discurso na ONU - Metrópoles - Foto: Reprodução

Nova York – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, fez o que chamou de último discurso na sessão de debates da 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), na manhã desta terça-feira (24/9).

No pronunciamento, o presidente norte-americano afirmou que os EUA vão manter o apoio à Ucrânia na guerra contra a Rússia: “Não podemos ignorar, e não vamos aliviar o apoio até que a Ucrânia ganhe e tenha paz durável”.

“O mundo tem outra escolha agora: vamos sustentar o apoio para a Ucrânia ganhar a guerra ou deixar que a agressão seja renovada e a nação destruída?”, questionou no evento em Nova York, nos EUA.

Biden ainda criticou Vladimir Putin, presidente russo: “A guerra do Putin está falhando. Ele quis destruir a Ucrânia, mas a Ucrânia é livre. Ele quis destruir a Otan [Organização do Tratado do Atlântico Norte], mas a Otan está mais forte com Finlândia e Suécia”.

Corrida eleitoral

Em julho, Biden anunciou que não mais se candidataria à reeleição presidencial nos Estados Unidos. O partido democrata, então, passou a endossar a vice-presidente Kamala Harris para o posto.

Ao iniciar o discurso nesta manhã, o presidente ressaltou ser sua “última vez” falando na ONU. “Vi muita história. Fui eleito senador em 1972, sei que pareço ter apenas 40 anos. Eu tinha 29 anos, à época vivíamos uma inflexão, momento de tensão, o mundo estava dividido pela guerra fria”, lembrou.

Ele chamou a desistência da corrida presidencial de “uma decisão muito difícil”: “Ser presidente é a honra da minha vida. Tem tanto que ainda quero fazer. Por mais que ame o trabalho, amo mais meu país”.

“Decidi que, após 50 anos de serviço público, é a hora de uma nova geração. Tem coisas mais importantes do que ficar no poder, é o seu povo que mais importa”, afirmou.

Em citação à democracia pelo mundo, Biden chamou a atenção para a Venezuela. “Homens e mulheres corajosos lutam hoje por liberdade e justiça. Vimos isso na Venezuela, onde milhões votaram pela mudança, mas não foram reconhecidos. O mundo sabe a verdade”, destacou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?