metropoles.com

Biden diz esperar cessar-fogo em Gaza até a próxima segunda-feira

O confronto na Faixa de Gaza se intensificou após 7 de outubro de 2023, quando membros dos Hamas invadiram o território de Israel

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Mustafa Hassona/Anadolu via Getty Images
Foto colorida de ataque na Faixa de Gaza - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de ataque na Faixa de Gaza - Metrópoles - Foto: Mustafa Hassona/Anadolu via Getty Images

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou, nesta segunda-feira (26/2), que espera um cessar-fogo na Faixa de Gaza até a próxima segunda (4/3). O líder norte-americano defendeu que as negociações estão se aproximando de um acordo para interromper as ações militares na região.

“Espero que até o final do fim de semana”, disse Biden quando questionado sobre o possível cessar-fogo. “Meu conselheiro de segurança nacional me disse que estamos perto. Estamos perto. Ainda não terminamos. Minha esperança é que na próxima segunda-feira teremos um cessar-fogo”, destacou o presidente dos Estados Unidos.

As declarações do líder norte-americano aconteceram em uma sorveteria de Nova York, após um evento político na mesma cidade.

4 imagens
Criança palestina em Gaza
ONU teme que situação em Gaza “mergulhe no profundo abismo” no Ramadã
Israel intensifica as operações militares em Gaza depois que uma trégua sustentada entre o Hamas e Israel não durou mais de uma semana, apesar das negociações diplomáticas e da libertação de prisioneiros
1 de 4

Palestinos deslocados esperam para coletar alimentos em um ponto de distribuição perto de uma escola que virou abrigo em Gaza

Unrwa/Ashraf Amra
2 de 4

Criança palestina em Gaza

UNICEF/UN0464417/El Baba
3 de 4

ONU teme que situação em Gaza “mergulhe no profundo abismo” no Ramadã

Abed Rahim Khatib/Anadolu via Getty Images
4 de 4

Israel intensifica as operações militares em Gaza depois que uma trégua sustentada entre o Hamas e Israel não durou mais de uma semana, apesar das negociações diplomáticas e da libertação de prisioneiros

Ahmad Hasaballah/Getty Images

Cessar-fogo

Representantes do grupo Hamas, Israel, Catar, Egito e Estados Unidos estão reunidos na França, para discutir os termos para um cessar-fogo na Faixa de Gaza. O encontro começou na última semana.

A discussão começou após Israel anunciar ataques aéreos e terrestres contra Rafah, cidade ao extremo sul de Gaza que abriga mais de 1 milhão de palestinos que tentam fugir dos confrontos.

O governo de Benjamin Netanyahu chegou a pedir para que os civis deixem Rafah, mas não especificou ou apresentou detalhes para onde eles poderão ir. A fronteirada cidade com o Egito é a porta de entrada de suprimentos básicos para os palestinos que ainda estão na região.

Conselho de Segurança da ONU

Com o aumento das tensões, o cessar-fogo esteve nas principais reuniões do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU). No entanto, tem sido alvo de vetos da representante norte-americana no Conselho, Linda Thomas-Greenfield.

Os EUA vetaram três resoluções do Conselho de Segurança sobre a guerra na Faixa de Gaza. A medida freou a exigência de um cessar-fogo humanitário para socorrer os feridos civis na região.

Linda Thomas-Greenfield apresentou veto para a resolução do Brasil, Emirados Árabes Unidos e da Argélia, discutida na última terça-feira (20/2).

Aumento das tensões

O conflito na Faixa de Gaza se intensificou depois que membros do Hamas invadiram o território de Israel, em 7 de outubro de 2023. Na época, o grupo matou mais de 1,2 mil pessoas e fizeram outras 240 como reféns.

Em resposta a ação do grupo extremista, as Forças Armadas de Israel ampliaram as ofensivas aéreas e terrestres na Faixa de Gaza, com o intuito de eliminar o Hamas e resgatar os reféns israelenses.

Desde então, a Faixa de Gaza registrou mais de 28 mil vidas perdidas durante os bombardeios e excursões terrestres. Os números são apresentados pelo Ministério da Saúde da Faixa de Gaza.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?