Biden declara estado de catástrofe na Califórnia após fortes chuvas
As chuvas recordes já provocaram pelo menos 19 mortes
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente dos EUA, Joe Biden, declarou estado de catástrofe na Califórnia neste domingo (15/1) após o estado ter sido atingido por fortes tempestades de inverno nas últimas semanas. As chuvas já provocaram pelo menos 19 mortes. Segundo um comunicado da Casa Branca, as tempestades também causaram deslizamentos de terra e inundações.
Biden empenhou recursos federais para ajudar os habitantes e municípios do estado a reparar os danos que se estendem desde 27 de dezembro.
A medida também “inclui apoios para alojamento temporário e reparações nas casas ou empréstimos com taxas baixas para cobrir perdas de propriedades que não estavam no seguro”, bem como ajuda a proprietários de empresas.
O governo americano ainda afirma que os financiamentos federais para arcar com os gastos de emergência estão a disposição do estado.
No Twitter, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, agradeceu o presidente:
Thank you, @POTUS for having the back of Californians as we continue to be impacted by intense winter storms.
Serious winds and rain are still anticipated throughout the state. Stay safe and remain vigilant. https://t.co/V2DcoKuv0U
— Gavin Newsom (@GavinNewsom) January 15, 2023
Newsom ainda fez um apelo para que os californianos fiquem alertas, pois a previsão é de que mais tempestades afetem o estado nos próximos dias: “Ventos fortes e chuva ainda são esperados. Fique seguro e vigilante”, alertou o governador.
Tempestades de inverno atingem a Califórnia com ventos e neve desde o final de dezembro, causando deslizamentos de terra perigosos e falta de energia generalizada.