Biden mantém retirada de tropas e diz que 75 mil saíram do Afeganistão
Presidente reafirmou que o prazo final para retirar tropas americanas e estrangeiros do país tomado pelo Talibã é 31 de agosto
atualizado
Compartilhar notícia
Após reunião do G7, grupo que reúne os países mais ricos do mundo, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que 75 mil pessoas foram tiradas do Afeganistão desde julho.
Dessas, 56 mil teriam deixado Cabul — sendo 12 mil somente nas últimas 24 horas — desde o início da crise. O país vive colapso após o grupo terrorista Talibã tomar o controle do governo.
Biden fez o pronunciamento em Washington, capital americana, no fim da tarde desta terça-feira (24/8). “Conseguimos retirar 75 mil pessoas do Afeganistão. Sei dos riscos que estão aumentando. Eles são reais e temos que levar em consideração”, ponderou.
Biden afirmou que o Talibã tem ajudado a controlar a situação. “O Afeganistão não pode usar o solo para o terrorismo. Renovamos nosso compromisso humanitário com o povo afegão”, ressaltou.
Além dos lideres do G7, Biden se reuniu com da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e da União Europeia. Durante a fala, Biden reafirmou que o prazo final para retirar tropas americanas e estrangeiros do Afeganistão é 31 de agosto.
De acordo com o presidente norte-americano, refugiados receberão ajuda humanitária. “Continuamos vigilantes às ameaças terroristas que aumentaram nos últimos tempos”, finalizou.
Pacote econômico
Joe Biden aproveitou para apresentar pacote econômico com o objetivo de atenuar a crise provocada pela pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. “Nosso ritmo está liderando os países desenvolvidos”, comemorou.
Os EUA terão, segundo Biden, investimentos que irão aliviar as contas familiares, além de ajudar a conter a crise climática.