metropoles.com

Biden mantém retirada de tropas e diz que 75 mil saíram do Afeganistão

Presidente reafirmou que o prazo final para retirar tropas americanas e estrangeiros do país tomado pelo Talibã é 31 de agosto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
reprodução/ redes sociais/ white house
Presidente dos EUA, Joe Biden, em discurso no Congresso norte-americano
1 de 1 Presidente dos EUA, Joe Biden, em discurso no Congresso norte-americano - Foto: reprodução/ redes sociais/ white house

Após reunião do G7, grupo que reúne os países mais ricos do mundo, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou que 75 mil pessoas foram tiradas do Afeganistão desde julho.

Dessas, 56 mil teriam deixado Cabul — sendo 12 mil somente nas últimas 24 horas — desde o início da crise. O país vive colapso após o grupo terrorista Talibã tomar o controle do governo.

Biden fez o pronunciamento em Washington, capital americana, no fim da tarde desta terça-feira (24/8). “Conseguimos retirar 75 mil pessoas do Afeganistão. Sei dos riscos que estão aumentando. Eles são reais e temos que levar em consideração”, ponderou.

Biden afirmou que o Talibã tem ajudado a controlar a situação. “O Afeganistão não pode usar o solo para o terrorismo. Renovamos nosso compromisso humanitário com o povo afegão”, ressaltou.

Além dos lideres do G7, Biden se reuniu com da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e da União Europeia. Durante a fala, Biden reafirmou que o prazo final para retirar tropas americanas e estrangeiros do Afeganistão é 31 de agosto.

De acordo com o presidente norte-americano, refugiados receberão ajuda humanitária. “Continuamos vigilantes às ameaças terroristas que aumentaram nos últimos tempos”, finalizou.

Pacote econômico

Joe Biden aproveitou para apresentar pacote econômico com o objetivo de atenuar a crise provocada pela pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. “Nosso ritmo está liderando os países desenvolvidos”, comemorou.

Os EUA terão, segundo Biden, investimentos que irão aliviar as contas familiares, além de ajudar a conter a crise climática.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?