Biden comete gafe e diz que Putin está “perdendo a guerra no Iraque”
A Rússia invadiu a Ucrânia, país vizinho, em 2022. Por outro lado, o Exército norte-americano iniciou uma guerra contra o Iraque, em 2003
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, cometeu uma nova gafe nesta quarta-feira (28/6) ao declarar que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, está perdendo a guerra no Iraque. Contudo, o líder norte-americano se referia à rebelião do grupo Wagner contra o governo russo na última sexta-feira (23/6).
“É difícil dizer realmente. Mas ele está claramente perdendo a guerra no Iraque. Ele está perdendo a guerra em casa e se tornou um pária ao redor do mundo”, afirmou Biden ao ser perguntado sobre o enfraquecimento de Putin devido aos eventos provocados pelos mercenários na Rússia contra o ministro da Defesa russo, Serguei Choigu.
A Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro de 2022. O grupo Wagner é considerado um inimigo temível pelos ucranianos devido à brutalidade utilizada durante tentativa de tomar o controle da Ucrânia ao lado das forças de Moscou.
Por outro lado, os Estados Unidos invadiram o Iraque em 2003 com o intuito de derrubar o governo de Saddam Hussein. As forças norte-americanas afirmaram que o país do Oriente Médio tinha armas de destruição em massa e era uma ameaça internacional.
Na última terça-feira (27/6), Biden também cometeu um deslize ao se referir à China quando queria dizer Índia. O presidente norte-americano tinha se encontrado com o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi, na última semana.
“Você provavelmente viu meu novo melhor amigo – o primeiro-ministro de um pequeno país que agora é o maior do mundo, China – quer dizer, desculpe-me, Índia.”
Com as gafes, o presidente Joe Biden tem sido alvo de políticos republicanos.