Biden comemora fim da guerra no Afeganistão e manda recado ao EI
Presidente americano se comprometeu a manter a luta contra o terrorismo: “Estado Islâmico, ainda não acabamos com vocês”
atualizado
Compartilhar notícia
Após a conclusão da retirada americana do Afeganistão, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou que vai garantir que o grupo terrorista Talibã cumpra o acordo que prometeu.
Em pronunciamento, nesta terça-feira (31/8), Biden agradeceu as tropas e apresentou balanço da operação. Ao todo, 124 mil pessoas deixaram o país asiático, sendo 5,5 mil americanos.
“Nenhum outro país fez algo parecido”, comemorou Biden. “Eu não estenderia essa guerra sem fim”, ponderou. “Não foi uma missão de guerra, mas uma missão de misericórdia.”
As declarações foram dadas em um pronunciamento transmitido ao vivo pela Casa Branca, em Washington. Foi a primeira fala do presidente após o fim da guerra.
No discurso, Biden se comprometeu a manter a luta contra o terrorismo. “Estado Islâmico, ainda não acabamos com vocês”, alertou.
O grupo extremista assumiu atentado que matou 13 militares americanos na última semana. “Jamais vamos esquecer, não vamos perdoar”, salientou.
Segundo Biden, o único interesse do país era evitar ataques ao território americano. O presidente citou a morte do terrorista Osama Bin Laden, assassinado em maio de 2011, e o ataque às torres gêmeas, 11 de setembro de 2001.
Em 20 anos, os Estados Unidos gastaram US$ 145 bilhões na Guerra do Afeganistão. Ao todo, 2,5 mil militares norte-americanos morreram.
Joe Biden responsabiliza ex-presidente do Afeganistão por aumentar risco na saída das tropas americanas do país.
Presidente dos EUA disse que chefe de Estado afegão fugiu “em meio à corrupção e prevaricação”. pic.twitter.com/GOUjBMidgB
— Metrópoles (de 🏠) (@Metropoles) August 31, 2021
A crise
Desde que o Talibã tomou o controle de Cabul, há 17 dias, em 15 de agosto, o país entrou em colapso, temendo a interpretação ultraconservadora da lei islâmica.
O Talibã retomou o poder no Afeganistão após os Estados Unidos iniciarem a retirada das tropas militares do país o que pôs fim a Guerra do Afeganistão, iniciada em outubro de 2001, após o atentado de 11 de setembro de 2001.
Em maio, integrantes do Talibã começaram a agir para estender sua área de controle, buscando dominar sul, norte e parte do oeste do país. A estratégia usada foi a de conquistar capitais de províncias, até chegar às grandes cidades.