Biden cogita dar indultos genéricos a funcionários da Casa Branca
Equipe do presidente está preocupada com possível ofensiva de Trump contra eles
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, cogita conceder indultos genéricos a funcionários da Casa Branca. O motivo é o receio de que o presidente eleito, Donald Trump, ao retornar ao governo, use o poder para retaliar servidores públicos atuais e antigos.
As informações são do jornal The New York Times. O assunto é tratado de maneira reservada pelos servidores da Casa Branca. Eles estudam uma espécie de indulto que permita proteções generalistas múltiplas que valeriam para possíveis crimes cometidos ou que venham a ser cometidos.
O temor de servidores da Casa Branca é que mesmo que possíveis denúncias que sejam realizadas, ainda que não resultem em acusações, possam causar prejuízos às carreiras deles, além da pressão decorrente do constrangimento advindo de processos.
Um indulto em termos semelhantes aos que são cogitados foi concedido por Biden para o filho dele, Hunter Biden. O filho do presidente foi beneficiado com uma blindagem que o protege de acusações pretéritas e possíveis imputações futuras.
O presidente afirmou durante a campanha para a presidência que não iria privilegiar Hunter, mas recuou da decisão.
Caso Biden confirme a medida protetiva aos servidores da Casa Branca, será a primeira vez que um chefe do Executivo federal dos EUA coloca em prática uma medida como esta.