Biden chama de “tragédia” série de tornados que matou dezenas nos EUA
Presidente dos Estados Unidos afirmou que ainda é cedo para contabilizar o total de mortos em decorrência dos eventos climáticos
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, lamentou, na noite de sábado (11/12), o resultado devastador da série de tornados que atingiram estados localizados na região central do país. Em pronunciamento, o democrata anunciou estado de emergência no estado do Kentucky e colocou as forças federais à disposição.
Segundo a imprensa local, estima-se que, até o momento, ao menos 84 pessoas tenham morrido em decorrência da devastação provocada pela ação dos tornados.
Confira fotos dos estragos:
Biden, no entanto, disse que ainda é cedo para calcular as vítimas do que chamou de “uma tragédia”. “Ainda não sabemos quantas vidas foram perdidas, nem o alcance total do dano”, disse o presidente, associando a gravidade dos tornados às recentes crises climáticas que assolam o planeta.
“Todos nós sabemos que tudo é mais intenso quando o clima está esquentando e, obviamente, isso tem algum impacto aqui, mas não posso lhes dar uma leitura quantitativa sobre isso”, prosseguiu o democrata.
Os tornados começaram ainda na noite de sexta-feira (10/12) e prosseguiram até as primeiras horas de sábado (11/12). O estado mais atingido até o momento foi o Kentucky, onde calcula-se mais de 70 mortes em decorrência dos eventos climáticos.
A informação foi divulgada pelo governador do estado, Andy Beshear, em entrevista à WLKY. Segundo Beshear, os principais danos e incidentes foram registrados na cidade de Mayfield. “Atingiu Mayfield com a mesma força que qualquer outra cidade jamais foi atingida”, disse o governador.
Em razão dos tornados, muitos moradores de Mayfield tiveram o fornecimento de água e energia interrompidos. O governo do estado está deslocando dois reboques de trator cheios de água para o local. Foi declarado estado de emergência durante a noite.
Além do Kentucky, outros dois estados relataram “danos catastróficos”: Illiniois e Mississippi. Não estão descartas mortes nos estados em decorrência da proporção dos tornados. São informações do The Washington Post.