metropoles.com

Biden admite que ação do Talibã no Afeganistão pegou EUA de surpresa

“Os EUA não podem participar e morrer em uma guerra em que nem o próprio Afeganistão está disposto a lutar”, disse o norte-americano

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
The White House
JOE BIDEN CUPULA DO CLIMA cópia
1 de 1 JOE BIDEN CUPULA DO CLIMA cópia - Foto: The White House

O presidente dos EUA, Joe Biden, fez na tarde desta segunda-feira (16/8) um discurso à nação sobre a retirada de civis e militares norte-americanos do Afeganistão, o que abriu caminho para o grupo extremista Talibã assumir o poder no país asiático desde esse domingo (15/8).

No pronunciamento, o democrata admitiu que o avanço do Talibã surpreendeu a Casa Branca. “Isso tudo realmente se desenrolou mais rápido do que pensávamos”, afirmou.

A decisão do presidente faz parte da continuação de um plano iniciado ainda no governo Trump, em que militares norte-americanos foram aos poucos retirados do solo afegão, no qual estavam há 20 anos, desde os ataques de 11 de setembro. Com isso, o Talibã ganhou força e tomou capital Cabul rapidamente.

Agora, a população afegã teme que restrições medievais aplicadas na década de 1990, período em que o grupo insurgente controlava o país, voltem a ocorrer, como a proibição de estudos para mulheres.

Luta contra o extremismo

Apesar disso, Biden sustenta sua posição e critica as forças armadas afegãs na luta contra o extremismo. “Os EUA não podem participar e morrer em uma guerra em que nem o próprio Afeganistão está disposto a lutar”, disse.

O presidente também deixou claro que haverá uma resposta dura, caso o Talibã ataque combatentes ou civis norte-americanos. “A reposta dos EUA será ágil e contundente”, frisou.

Ao final do discurso, Biden afirmou que não está preocupado com as críticas que virão, porque sabe que tomou “a decisão correta” para a sua população.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?