Beryl ganha força, sobe para categoria furacão e atinge o Texas
Durante a passagem pela Jamaica, Beryl perdeu força e passou a ser tempestade. Nesta segunda-feira (8/7), tocou solo no Texas como furacão
atualizado
Compartilhar notícia
Após deixar um rastro de destruição no Caribe e México na semana passada, o furacão Beryl chegou aos Estados Unidos e tocou o solo no Texas nas primeiras horas desta segunda-feira (8/7).
O Beryl, antes classificado como tempestade tropical devido à perda de força, retornou a categoria de furacão após atingir a costa central do estado norte-americano.
Mais de 130 mil pessoas no Texas estão sem energia após a chegada do furacão de categoria 1. Beryl é o furacão mais precoce da temporada a atingir o Texas em quase 40 anos , desde Bonnie em 26 de junho de 1986.
Mortos após passagem do Beryl
Além da destruição material, o Beryl já ceifou a vida de, pelo menos, 11 pessoas ao atingir ilhas caribenhas na semana passada.
Nos EUA, a previsão é de que o fenômeno cause tempestades e inundações. O vice-governador do Texas, Dan Patrick, pediu que a população não subestime o poder de destruição do furacão.
O último fenômeno deste tipo que atingiu o Texas foi em 2021, o furacão Nicholas, de categoria 1 com ventos de 120 km/h. Ele atingiu o leste da Baía de Matagorda em setembro de 2021, a apenas 24 quilômetros de onde Beryl atingiu a costa.