metropoles.com

Benjamin Netanyahu é eleito novamente premiê de Israel

Netanyahu foi o primeiro a ser julgado por corrupção enquanto ocupava o cargo. Grupo político conquistou 64 assentos de 120 no parlamento

atualizado

Compartilhar notícia

Benjamin Netanyahu / reprodução
1 de 1 Benjamin Netanyahu / reprodução - Foto: null

Benjamin Netanyahu, conhecido como Bibi, voltou ao cargo de primeiro-ministro de Israel após o anúncio do resultado das eleições legislativas na noite de quinta-feira (3/11). O grupo político dele conquistou 64 assentos de 120 no Knesset, parlamento israelense. Ele é o premiê que ficou mais tempo no cargo, de 1996 a 1999 e de 2009 a 2021. 

Porém, Netanyahu foi o primeiro premiê a ser julgado por corrupção enquanto ocupava o cargo e, depoois de um ano e quatro meses desde a deposição, está de volta.

Passando por instabilidade política, em quatro anos, Israel passa pela quinta eleição. O primeiro-ministro, Yair Lapid, não se sustentou no cargo e teve o governo dissolvido. Após a vitória de Bibi, ele ligou para o rival e o parabenizou pela vitória. 

Governo mais à direita

A vitória de Bibi está ligada à alianças entre o Likud, seu partido, que conquistou 32 assentos no Knesset, mas terá de negociar com os ultraortodoxos representantes do sionismo de direita. A coalização é considerada a mais de direita da história de Israel. O Hadash-Taal, partido árabe, elegeu apenas cinco deputados.

Netanyahu ainda terá de formar um novo governo. Lideranças da extrema-direita, Bezalel Smotrich e Itamar Ben Gvir já manifestaram o interesse em ocupar as pastas da Defesa e do Interior.

Estados Unidos 

“Você fez falta”, escreveu Mike Pompeo, secretário de Estado dos EUA, em seu Twitter para celebrar o retorno de Netanyahu ao Kiryat HaMemshala, sede do poder Executivo de Israel.

Israel tem relação muito próxima com o governo norte-americano. Nos EUA, se concentra a maior população judaica fora de Israel no mundo. São cerca de 7,5 milhões, segundo a pesquisa Pew, de 2020. Além disso, o país é considerado um “respiro” do ocidente no coração do Oriente Médio.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?