“Bem-vindo à América”: a história por trás da capa da revista Time
Publicação americana usou imagem de menina hondurenha de 2 anos fotografada chorando enquanto sua mãe era revistada na fronteira sul dos EUA
atualizado
Compartilhar notícia
Famosa por publicar capas provocativas e impactantes, a revista norte-americana Time lançou sua nova edição nesta quinta-feira (21/6) com uma forte crítica à política migratória do presidente Donald Trump. Já classificada como histórica, a imagem mostra uma criança de dois anos chorando e sendo encarada pelo mandatário. Na legenda, a frase: “Bem-vindo à América”.
De acordo com a própria revista, o fotógrafo John Moore, ganhador de um prêmio Pulitzer, tem registrado imagens de imigrantes que cruzam a fronteira entre o México e os Estados Unidos por anos. “Nesta semana, uma de suas imagens tornou-se o símbolo mais visível do debate sobre imigração no país”, explica a publicação.Moore capturou a imagem de uma menina hondurenha chorando enquanto sua mãe era revistada pela patrulha de fronteira em McAllen, no Texas. “Essa foi uma difícil para mim. Assim que acabou (a revista dos imigrantes), eles foram colocados numa van. Tudo o que eu queria era pegá-la. Mas eu não podia”, disse Moore.
A força da imagem foi tanta que os editores da Time a escolheram para ilustrar a capa da edição de 2 de julho. A foto foi tirada pouco tempo depois de Trump assinar uma ordem determinando tolerância zero com os imigrantes ilegais pegos em flagrante.
O grupo da menina hondurenha era composto, em maioria, por mulheres e crianças. O fotógrafo estava acompanhando os agentes da patrulha de fronteira, escondidos em meio à mata no Estado do Texas. Moore ouviu quando os imigrantes desceram dos barcos e pisaram sobre galhos caídos, em direção a uma estrada de terra que levava à cidade fronteiriça de McAllen.
Com informações da Agência Estado.