Governo de Belarus aprova projeto que cria “milícias populares”
Medida que cria “milícias populares” visando a “garantia da observância da lei marcial” em Belarus foi aprovada nessa sexta-feira (30/7)
atualizado
Compartilhar notícia
O governo de Belarus anunciou a criação de “milícias populares”, através de um projeto de lei aprovado nessa sexta-feira (30/6) pelo parlamento do país governado por Aleksandr Lukashenko.
Com o novo projeto, cidadãos bielorrussos, estrangeiros e apátridas – que não tem sua nacionalidade reconhecida por qualquer Estado – poderão participar, de forma voluntária, da “garantia da observância da lei marcial” no país.
Segundo a agência estatal de Belarus, a nova lei estabelece e regula questão como o apoio financeiro às milícias, recrutamento, implantação e as formas como tais grupos serão geridos.
No mesmo dia do anúncio da criação de “milícias populares”, o regime de Lukashenko, o principal aliado de Vladimir Putin na região, ainda anunciou um acordo bilateral com a Rússia para a criação de centros de treinamento de combate para o treinamento de militares dos dois países.
O novo projeto e acordo com a Rússia acontece no momento em que Belarus aumenta, cada vez mais, sua retórica militar.
Além de receber bombas nucleares do governo de Vladimir Putin, Lukashenko deu declarações recentes afirmando que tais armas poderiam ser utilizadas caso Belarus fosse atacada. O político, conhecido como o “último ditador da Europa”, ainda disse que o melhor caminho para a paz é estar preparado para a guerra, e que nos últimos 30 anos é isso que está fazendo.