Bebê orca se recusa a sair de local onde mãe morreu e mobiliza resgate
A mãe do filhote de orca morreu após ficar presa nas águas rasas de uma lagoa em Vancouver, no Canadá
atualizado
Compartilhar notícia
Um filhote de orca, de dois anos, se recusa a deixar a área onde sua mãe morreu, em uma lagoa na costa oeste de Vancouver, no Canadá, no domingo (31/3). Cientistas e autoridades locais temem que o bebê baleia tenha o mesmo fim da mãe. As informações são do jornal The Guardian.
Oficiais de resgate de mamíferos marinhos, líderes das tribos locais, cientistas e voluntários afirmaram que estão fazendo de tudo para salvar o filhote. A orca mãe morreu após ficar presa em águas rasas e o bebê baleia corre o risco de morrer de fome.
Ainda não se sabe por que mãe e filhote entraram na lagoa, mas especialistas acreditam que a causa foi um ataque mal sucedido.
Orca morreu enquanto maré baixava
A orca mãe morreu quando a maré da lagoa baixava. Ela tentou se mover, mas não conseguiu sair do local. Equipes de resgate tentaram salvá-la, mas a baleia não resistiu.
“Foi absolutamente horrível, especialmente porque sabíamos desde o início que a maré estava contra nós. Nós não tínhamos mão de obra suficiente. Simplesmente não foi o bastante”, disse Glen McCall, um dos responsáveis pelo resgate.
Tentativa de atrair o filhote
Os especialistas usaram técnicas de emissões de ondas acústicas de orca para atrair o filhote. Também tentaram utilizar tubos de metal, normalmente usados para resgatar baleias em acidentes com derramamento de óleo.
Nenhuma tentativa foi eficaz até o momento.