Bebê, idosos e animais: veja resgates impressionantes na Espanha
Autoridades locais não divulgaram quantas pessoas ainda estão desaparecidas. Até o momento 95 mortes foram confirmadas
atualizado
Compartilhar notícia
O número de mortos atingidos pelas tempestades-relâmpago na Espanha, na terça-feira (29/10), aumentou para 155. As informações foram divulgadas pelo Centro de Coordenação de Emergência da Generalitat Valenciana. A ministra da Defesa da Espanha, Margarita Robles Fernández, explicou que o número ainda pode aumentar por que as autoridades locais não divulgaram quantas pessoas ainda estão desaparecidas. As equipes de resgate continuam atuando para salvar pessoas que continuam em situação de risco.
Veja salvamentos impressionantes:
As imagens feitas pelo Corpo de Bombeiros mostram a situação delicada vivida por moradores de alguns municípios de Valência.
Um dos vídeos captou o momento em que um um bebê é resgatado com o uso de um helicóptero. A criança aparece no colo de um dos agentes, enquanto é possível ver o solo coberto de água.
Outro trecho registrou o resgate de um casal de idosos e de seus dois cães, em uma casa rural completamente inundada durante os piores momentos da tempestade.
Em outro vídeo, os socorristas chegam a um veículo preso pela água em uma ponte, que se rompeu e formou uma espécie de cachoeira. Uma mulher e o condutor foram resgatados.
Por fim, um helicóptero salva uma mulher que estava presa em uma casa de madeira. Quando a aeronave se aproxima da residência, ela aparece carregando uma mochila e seus animais – um cachorro, no colo, e um gato, em uma caixa de transporte.
Enchente
A enchente, provocada por tempestades repentinas, é considerada a pior em décadas no país europeu. Até o momento, 140 mortes foram confirmadas na região de Valência, na vizinha Castela-Mancha e uma na Andaluzia. O governo da Espanha declarou três dias de luto oficial, a começar nesta quinta-feira (31/10).
Segundo o Aemet, serviço meteorológico do país, Valência recebeu em oito horas mais água de chuva do que nos 20 meses anteriores.
Um trem de alta velocidade com quase 291 pessoas a bordo descarrilou perto de Málaga devido a um deslizamento de terra. A empresa ferroviária estatal Renfe informou que o acidente não deixou feridos.
Várias regiões ainda estão sob alerta, milhares de pessoas permanecem sem energia e diversas estradas continuam bloqueadas. O serviço de trem de alta velocidade entre Madri e Valência está suspenso, assim como a atividade de outros meios de transporte que dão acesso à região.