Barragem na Ucrânia: veja como ficou local antes e depois da inundação
Barragem foi destruída na terça (6/6), e fica em região estratégica na guerra contra a Rússia. Mais de 20 mil pessoas foram afetadas
atualizado
Compartilhar notícia
A destruição de uma barragem em Kherson, ao sul da Ucrânia, na última terça-feira (6/6), afetou mais de 20 mil pessoas e terá impactos ambientais significativos. A estrutura é considerada estratégica na guerra contra a Rússia e é disputada pelas duas nações adversárias, o que abre caminho para acusações mútuas de responsabilidade sobre o desastre.
Nesta sexta-feira (9/6), forças russas afirmam que o número de casas inundadas após a destruição da represa aumentou.
“De acordo com os dados mais recentes, quase 22,3 mil casas foram submersas em 17 assentamentos. O nível da água em Novaya Kakhovka caiu de dois metros para dez metros”, informou um porta-voz dos serviços de emergência à agência de notícias russa Tass.
Atualmente, 1,1 mil pessoas, entre as quais 110 crianças e 35 cidadãos com mobilidade reduzida, estão abrigadas em três alojamentos temporários, também segundo o representante russo.
Ucrânia: minas flutuam pelas ruas e pets são resgatados após inundação
Veja imagens, compiladas pela plataforma Planet Labs, de como era a região e como ficou após o colapso da barragem:
Desde o acidente, há uma disputa de narrativas sobre quem seria o autor do suposto ataque. Ainda não há confirmações oficiais de que a destruição da estrutura tenha sido proposital. A represa funciona para o abastecimento de uma usina hidrelétrica construída na década de 1950 no rio Dnipro.
Destruição da estrutura
O governo russo afirma ainda que mais de 5,8 mil pessoas precisaram ser evacuadas das zonas de inundação na região. Entre elas, 243 são crianças e outras 62 pessoas têm mobilidade reduzida.